01
junho

100 anos de ônibus Scania – Linha do tempo (1911-1948)

Postado por: Blog Scania

Você sabia que em 2011 a Scania completa 100 anos da fabricação de seu primeiro ônibus no mundo? Pois é, foi um século de pioneirismo, inovação e evolução constante. Do latim Omnia, a palavra ônibus significa para todos. Para a Scania, desde os primórdios, é sinônimo de transportar pessoas com conforto e segurança.

A partir deste post, a Blog da Scania vai contar como se deu a evolução nos veículos desde a fabricação do primeiro ônibus na Suécia em 1911. É uma linda história que você confere agora:

1911.Nordmark (1)

1911. Ano em que surge a Scania-Vabis, resultado da fusão da Scania com a Vabis. Neste mesmo ano, é lançado o primeiro ônibus com motor da Suécia, o Nodrmark. Equipado com um chas­sis  propulsionado a correntes construído  pela Scania em Malmö e um motor e carroçaria da Vabis construídos  em Sö­der­tälje, o ônibus Nordmark representa um novo padrão em termos de transportes públicos. Em seus acentos, cobertos com uma espessa pele de alce, os passageiros viajavam pelas difíceis estradas locais, alcançando uma velocidade média de 20 quilômetros por hora.

1922.Nordmark para neve

1922.  Este importante produto especializado foi o resultado de uma colaboração com o ser­viço de correios sueco. O no­vo “ônibus-correio” entrega correio ao longo do ano  nas zonas escassa­mente povoadas do norte da Suécia, usando, durante o in­verno,  patins na parte dianteira e lagartas na parte tra­seira. Produzido durante o resto da década, este novo modelo conse­guiu quebrar o isolamento, nos meses de inverno, de várias regiões remotas. Foi também o início da produção contínua de ônibus para a empresa.

90003-01

1932. Neste ano, as vendas de ônibus ultra­passam as vendas de caminhões. Aumenta a necessidade de maior ca­pa­cidade de pas­sa­geiros. A Scania-Vabis lança o “ônibus Bulldog” – um passo pioneiro no sentido de uma maior eficácia, graças a um design funcional.

1832

1948. A Scania-Vabis  exporta os primeiros  ônibus para o Brasil. Um passo funda­mental para a Scania, a que se seguiram os caminhões em 1951 nos termos de um acordo de importação com a empresa bra­sileira Vemag. A montagem de chassis começou em 1957 e a fábrica da Scania-Vabis em São Paulo abriu em 1961.

No próximo post, viajamos para o Brasil para conhecer a história dos ônibus pelo tempo. Aguarde!

Crédito das fotos: arquivo Scania

Postar um novo Comentário

Aviso: todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste blog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.