08
junho

100 anos de ônibus – linha do tempo (1990-2001)

Postado por: Blog Scania

No último post com a linha do tempo dos ônibus Scania no Brasil, você conferiu quais foram os lançamentos da marca no final da década de 70 e toda a década de 80. Em 1977, foi lançado o B111 RS, o primeiro ônibus urbano articulado do Brasil. Seis anos mais tarde, foi lançada a Série 2 de chassis Scania. Inovação foi a marca desta geração: a primeira a ter o terceiro eixo original de fábrica (6×2), o primeiro ônibus urbano de dois andares do Brasil e o F, um chassi para qualquer tipo de terreno. Agora, avançamos um pouco mais no tempo e chegamos à decada de 90. Confira:

1990. K 113 6x2 PLUMA

1990. A Série 3 foi o lançamento brasileiro que marcou o ano de 1990. Era formada pelos chassis K e KT, S e SAL (articulado). Precedeu, em pouco tempo, o lançamento do chassi L113, próprio para os segmentos urbano e de fretamento. O motor era traseiro.

1990. K 113 8x2 DD dois andares rod (2)

1995. Em 1995, apesar de a legislação brasileira ainda não admitir o tráfego de ônibus com configuração 8×2, a montadora lançou, em caráter demonstrativo, o chassi rodoviário K113, que permitia carrocerias com um ou com dois pisos. No ano seguinte, um decreto federal estabeleceu novas dimensões e pesos máximos para veículos comerciais, liberando a operação de 8×2.

Série 4

1998. O conceito modular, incluindo a padronização dos componentes mecânicos, foi a principal característica dos chassis Scania da Série 4, lançados em 1998. Eram chassis ainda mais modernos, que naquele momento incorporavam toda a tecnologia dos produtos feitos pela montadora na Suécia. Os motores eletrônicos representaram um grande salto tecnológico, responsáveis pela sensível diminuição das emissões de poluentes.

L 94 UB 4x2

 1999. Em 1999, foi apresentado pela montadora o primeiro ônibus urbano brasileiro dotado de piso baixo, destinado a facilitar o embarque e desembarque dos passageiros, especialmente os mais idosos. O modelo foi denominado L94 UB.

L94 6X2.4 piso baixo santa brigida

2001. Outro ônibus que se antecipou à legislação vigente foi lançado em 2001: o L94 IB 6×2*4, com 15 metros de comprimento e um inédito terceiro eixo direcional, com a finalidade de economizar pneus e facilitar as manobras em curvas e esquinas nas cidades. Por sua grande capacidade, foi apresentado como alternativa mais econômica tanto aos urbanos comuns como aos articulados.

Comentários

  1. beto

    eu adoro esses onibus eu entro todo dia uma 3 horas da manha porque eu trabalho como motorista de viagen e um beijao para todos voces galera daora apaixona

  2. Blog Scania

    Olá, Beto!
    Verdade que você é motorista de ônibus? Depois conte pra gente as suas experiências.
    Um abração para você também.
    Equipe Blog Scania

  3. Marcus Vinicius

    eu amo onibus e caminhoes eu adoro muito fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  4. Marcus Vinicius

    Me dar A chave do meu onibus tah fuiiiiiiiiiiiiiiii

  5. Blog Scania

    Olá, Marcus Vinicius

    Valeu pelo prestígio!
    Para você que gosta de ônibus, a Scania tem um lançamento em breve. Aguarde!

    Equipe Blog Scania

  6. luisclaudio

    Olá,trabalho como instrutor é como a nossa frota de onibus 70% são Scania k310.gostaria de me manter sempre atualizado.um grande abraço para luis ribeiro é a todos da equipe Scania.

  7. Blog Scania

    Olá, Luis

    Para manter-se sempre atualizado, peça para seu gestor solicitar o treinamento “Driver Training” na concessionária Scania que atende a sua empresa.

    Equipe Blog Scania

  8. Gilson marques

    Trabalho como motorista instrutor na viação santa brigida SP
    Trabalhar com scania é só sucesso.
    Um carro simples de entender e gigante em recursos.

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