14
abril

Série Caminhões Históricos: L 75

Postado por: Blog Scania

Você que é um admirador dos caminhões Scania agora tem a oportunidade de saber informações e curiosidades sobre os veículos históricos da marca. Este é o primeiro post de uma série dos mais antigos caminhões Scania a povoarem as estradas brasileiras. Hoje iremos falar sobre o L 75, o primeiro modelo fabricado pela Scania aqui no Brasil.

L75a

Um caminhão forte, robusto, com elevada capacidade de carga aliada à economia de combustível. Foi assim que ficou conhecido o modelo L 75, fabricado pela então Scania-Vabis. Ele começou a povoar as rodovias brasileiras a partir 1959 e, desde então, ficou conhecido como o “rei da estrada”.
     
 Este foi o primeiro modelo fabricado pela Scania no Brasil: o primeiro veículo data de 28 de abril de 1959. Nos primórdios, os caminhões eram produzidos na linha de montagem da Vemag, que importava veículos Scania-Vabis desde 1951. O motor era importado da Suécia, e cerca de 35% das peças eram nacionais. 

Caminhões Scania-Vabis no pátio da Vemag

Caminhões Scania-Vabis no pátio da Vemag

 A partir de junho de 1960, com uma fábrica de motores já instalada no bairro Ipiranga, a Scania-Vabis assume a produção completa dos veículos. Os primeiros modelos brasileiros são vendidos para a Transportadora Michelon pela primeira concessionária no Brasil, a Brasdiesel, de Caxias do Sul (RS). As notas fiscais são de 15 de junho de 1960.

Os três primeiros L 75 brasileiros foram vendidos pela Brasdiesel de Caxias do Sul  (RS)

Os três primeiros L 75 brasileiros foram vendidos pela Brasdiesel de Caxias do Sul (RS)

Em 12 de dezembro de 1962, é inaugurada a fábrica da Scania-Vabis em São Bernardo do Campo (SP), a “Detroit brasileira”. A produção aumenta bastante e consolida a Scania como uma das melhores fabricantes de caminhões pesados do Brasil.
   
Tecnicamente, o L 75 apresentava uma inovação: o motor D-10. Com 165 cv de potência, ele ficou conhecido como “o motor de 400.000 km”, que impressionava por sua robustez e resistência. Ele representou a mais recente evolução dos motores de diesel de injeção direta, cerca de 20% a 25% mais econômicos quando comparados ao motor de pré-câmara de combustão.

Scania L 75, o "rei da estrada"

Scania L 75, o "rei da estrada"

“Robustos, resistentes, com elevada capacidade de carga e baixo consumo de combustível, os Caminhões Scania-Vabis são mundialmente famosos por sua excepcional economia de operação. Também no Brasil, um elevado número das mais importantes empresas utiliza Caminhões Scania-Vabis para transportar carga em menos viagens, com maior segurança e muito menor custo por viagem” (Anúncio publicitário publicado na Revista Quatro Rodas nº 6, 1961).

Com relação às cores, os primeiros L 75 saíram da linha de montagem na cor cinza-claro. A partir de agosto de 1960, o modelo passa a ser pintado de azul e, em abril de 1963, a cor dos caminhões passa a ser o laranja. A cor dos modelos era padrão por um motivo simples: a linha de montagem não tinha capacidade de disponibilizar diferentes opções de cores.

Foto(5)

Ficha técnica do L 75:

Motor tipo D-10, 4 tempos diesel com injeção direta
Potência a 2.200 rpm: 165 hp
Torque a 1.200 rpm: 63 kgm
Cilindros: 6
Cilindrada: 10,26 litros
Diâmetro do cilindro: 127 mm
Curso do Pistão: 135 mm
Caixa de câmbio G500, de 5 marchas sincronizadas
Caixa de câmbio auxiliar, também sincronizada, que aumenta a força de tração em 40% e torna as mudanças mais eficientes

E aí, gostou? Fique atento ao Blog da Scania, em breve publicaremos outros posts da série dos caminhões históricos da marca.

Postado por: Assessoria de Comunicação
Scania Vendas e Serviços – Unidade de Negócios Brasil

Comentários

  1. Ricardo de Camargo

    Eh nao eram do meu tempo mas faz a gnt sonhar neh

  2. Adriano Alves

    Gostei muito!!! Espero mais informações históricas com ansiedade. Pois, quem não se apaixona por estas máquinas?

  3. deoclir favero

    formidavel a hitoria da scania fui camioneiro durante 15 anos e com certeza o melhor caminhao no mercado ate hoje

  4. suellen varela

    Uma mais linda que a outra!
    Amo caminhões scania=)

  5. FLÁVIO LUIZ WENDER

    Tenho um caminhão Scania Vabis, L 75, ano 1960, chassis nº 404465, placas IHM 6432/RS. Segundo a Scania foi um dos trinta primeiros fabricado no Brasil com componentes brasileiros. Este caminhão esteve em São Paulo, na fábrica nas comemorações de 50 anos da Scania no Brasil. Pois é, agora é ele que esta fazendo 50 anos. Em breve enviarei umas fotos dele.
    Um abraço
    Flávio Luiz Wender

  6. Adriano Polaczek

    Olá, tenho um motor scania vabis 4cilindros ano 1952/53 diesel importado,funcionando em perfeito estado,inclusive bomba injetora; isso mostra a durabilidade da marca… espero que continuem assim … obr,

    Adriano Polaczek

  7. alexandre garcia

    sou mot. d carreta meu pai tambem foi e trabalhou com carretas o pai aposentouse. eu comecei com 111 hoje,trabalho com 124,tenho todos os cursos da scania tenho 40 anos e rodo da argentina chile a manaus, obrigado sou fa da marca.

  8. Ernandil da Silva Galo

    que epoca excelente,ai se via os profissionais desta epoca, sem estradas, um posto aqui sabe-se la outro,sem assaltos,que epoca de gloria

  9. Cláudio de Almeida Pedroso

    Olá
    ~Eu trabalho com uma Scania 113 320 ano 94 na betoneira e faço a região de Indaiatuba e meu pai faz a região de Itapeva/SP no munck, é prazeroso trabalhar com esta marca, pois o caminhão é forte e em muitos lugares de dificil acesso para realizar a entrega do concreto a empresa opta em mandar quem trabalha com o caminhão scania pois trabalhão com outras marcas de caminhão tambem, e o caminhão não deixa na mão, tem cliente nosso que quando faz a encomenda do concreto pede que seja feito por uma scania.
    Parabens a vocês…

  10. ELY SCALABRIN JUNIOR

    AMIGOS TENHO UM SCANIA DESSES PARA VENDA!!! SUPER INTEIRO E COMPLETO. ORIGINAL.
    SCALABRIN@CIPNET.COM.BR

  11. ELY SCALABRIN JUNIOR

    JÁ DEIXEI MENSAGEM AQUI MAS VOU REFORÇAR. VENDO SCANI L75 1960 TODO ORIGINAL. ANO 1960 COM PLAQUETA ORIGINAL DA CONCESSÍONÁRIA BRASDIESEL!! PLACA AMARELA SENDO REGULARIZADO . SOU DE CAXIAS DO SUL E O CAMINHÃO ESTÁ AQUI. SCALABRIN@CIPNET.COM.BR

  12. vilma

    Tenho paixão por caminhões! Parábens pelo Blog,assim todos que tem a mesma paixão por caminhões,terão a oportunidade de conhecer um pouca mais da estória dessa maravilhosa marca ´SCANIA´…;Caminhões Scania,são como um bom churrasco “Irresistíveis“;Abraços.

  13. fernando prado

    boa tarde. tenho 29 113h do ano 1992 a 1997, no tranporte de alcool expotacao sao camihoes otimos e de excelente rendimento. estou sadisfeito com a scania.ate no fim do ano quero mais 5 maquina dessa. tranportadora nelfer.sao carlos sp.

  14. Diego

    eu tenho um scania 1959 eu estava restaurando ele tenho as peças originais tou penssando em vender ele se vcs se interessar ligue pra mim (47) 9645 80 26 ou 9635 14 13

  15. Osvaldo Morini

    Bom dia! Comprei um L111 que trabalhou muito e se aposentou rs. Trabalho com restaurações e estou procurando alguns itens, cabine, por exemplo, pois a dele está irrecuperável. Peço se alguém souber onde posso adquirir algum item deste caminhão me avise, por favor. morinis.car@ig.com.br. Muito obrigado e parabéns pelo blog, já deixei em meus favoritos! Cotia-SP.

  16. Sandro

    Estou procurano uma scania 1962, alguem sabe de uma para vender um abraço,e sou muito fã da scania,meu tio ajudou a escrever este nome no Brasil

  17. fabio simões

    Acabei de comprar um vabis 68 e estou trabalhando com ele no vira em Santos. Estou impressionado com resistencia durabilidade e economia do jaca, gostaria de receber dezenhos de prospecção do caminhão inteiro, principalmente da parte mecanica. Quem tiver ou souber como encontro favor contactar-me (fabiorssimoes@gmail.com).

  18. Fábio Pereira

    Gosto tanto da marca SCANIA, que aprendi a dirigir caminhão, inclusive num SCANIA 111-S, quando tinha 12 anos, só de ver meu pai dirigindo, cambiando aquela máquina, paixão pela marca que é incontestável.Depois dirigi 112-H, 112-EW e 113-H,SCANIA 113-H, melhor caminhão na minha opinião, produzido pela SCANIA. E olha que já dirigi, 124, mas o ronco do motor da 113-H 360, não existe igual.É fenomenal……

  19. Blog Scania

    Olá, André

    Para saber a disponibilidade da peça em questão, consulte a Casa Scania mais próxima: http://www.scania.com.br/rede-de-concessionarias/

    Qualquer dúvida, estamos à disposição.

    Agradecemos a sua visita. Fique sempre atento às novidades do Blog Scania.

    Atenciosamente,
    Equipe Blog Scania

  20. BATISTA AP. ALLEONI

    EU SOU UM APAIXONADO PELA MARCA SCANIA JA TIVE 1 L75 TRUCK. 110 ANO 70 O ESPINGARDINHA TRUCK ,111 TRUCK 77 L111 79 TRUCK 110 CAVALO L111 CAVOLO LS 79 E AGORRA TENHO UM L101 ANO 79 TRUCK MAS PRESCISO TROCAR POR UMA CAVALO LS MAS ESTA DIFICIL SE TIVESSE CONDICÕES EN FAZER CAVALO DO 101 MAS PRESCISO TROCAR CAMBIO E CARCAÇA DO DIFERENCAIL.MAS AINDA PREFIRO MARCA SCANIA ABRAÇO

  21. José Varanda Bastos

    Parabéns pelo Blog muito boa a iniciativa, sou um apaixonado por Scania , muitos anos de minha vida ligado a marca que tive a oportunidade de acompanhar dos anos 60 a 2000 , aprendia a gostar da marca com meu Pai que teve Scania Vabis L71 ao Scania T 113 , fiquei muito feliz em ver minha historia aqui neste Blog.

    Parabéns aos idealizadores

    José Varanda Bastos

  22. Blog Scania

    Prezado José,

    Que bom que você se identificou com este post do L 111!
    Fique sempre atento às novidades aqui do blog.

    Agrademos a sua visita.
    Equipe Blog Scania

  23. Marconi Junior

    Gostaria Muito De Ter Nascido Neste Tempo’ a 4° Foto é Muito Linda’ Os Carros No Fundo o Ônibus, Imagino essas Feras Como eram Cobiçadas Na época.. Faz Agente Sonhar Imagina Um Desses Com Uma Carreta 2 Eixos Randon De Época, Com Uma Carga De Sacaria’ é Um Sonho! Ótima Postagem! AbraçoO e Proteção Divina Para Todos!

  24. Renato Ap. de Souza

    Sou um apaixonado em caminhões e ônibus, e a Scania sempre foi o meu xodô. Conhecendo um pouco mais da história, escolhi a marca certa para admirar. Parabéns…

  25. jose da piedade e silva

    O Chão treme quando esses caminhões passam mesmo vazios.
    São verdadeiras fortalezas e longevidade.gosto dos jacarés L111 e peterbilt!

  26. Reginaldo Aparecido da Silva

    Adorei achar este blog
    Fiquei muito feliz de saber que os caminhoes scanias antigos foram fabricados noBrasl.

  27. Blog Scania

    Olá, Reginaldo
    Que bom que você gostou do blog. Fique sempre atento às novidades daqui.
    Equipe Blog Scania

  28. jose da piedade e silva

    Vou customizar um cavalo quer dizer 380 HP num jacaré laranja. É um caso de primeiro love!

  29. Cleber dos Santos

    sou apaixonado por esse caminhão que fez muito suceço na epoca e ate hoge faz sucesso.E um caminhão muito forte porque ate hoje vemos esses caminhão rodando pelo mundo inteiro.

  30. Blog Scania

    Olá, Cleber
    Obrigado pela visita e pelo comentário!
    Equipe Blog Scania

  31. Luiz Carlos Couto

    Parabéns pela reportagem magnífica, sou da geração que cresceu junto com o excepcional Sacania-vabis e hoje a Scania certamente é a rainha das estradas.
    Aguardamos mais dessas histórias que nos traz tantas e boas e lembranças.

  32. Blog Scania

    Olá, Luiz

    Pode deixar que continuaremos postando histórias que nos lembram os velhos e bons tempos.
    Fique sempre atento às novidades aqui do blog!
    Agradecemos a sua visita e seu interesse.
    Equipe Blog Scania

  33. Carlos Everaldo Pereira Anacléto

    Meu pai fez parte da história da Scania no Brasil. Aqui no sul a madeira era abundante. No início transportava toras e madeiras serradas de araucária, era uma época bem difícil.Quando vejo um Scania dos antigos é impossível não lembrar da minha infância! Pois foi boa parte dela dentro da cabine de um L76 (inclusive onde aprendi à arte de caminhoneiro.)

  34. Blog Scania

    Olá, Carlos!
    Depois manda uma foto do seu paizão pra gente! Colocamos aqui no blog. (marketing.br@scania.com)
    Bons tempos que nunca voltam, né
    Obrigado pela visita
    Equipe Blog Scania

  35. vagner floriano

    Olà,gostei muito dos comentarios feito sobre o escania 111,quero comprar um,o famoso jaka,alguem poderia me dizer se ele é um bom caminhao,se quebra muito?sei que é um caminhao antigo,mas o dinheiro que tenho disponivel no momento é pouco,vai ser meu primeiro caminhao e espero ter sorte com ele.Obrigado.

  36. Ricardo

    Exelente caminhão para mim da linha L75 o1958 marcou muito pois vinha com simbolo da Vemag ao lado na lateral e o painel que para mim era o mais bonito com aqueles detalhes para colocação de radio, eu tenho aqui um catalago Scania Vabis com a descrição de peças q guardo p pesquisa sobre Scania parabens abraço Ricardo

  37. Sérgio Mediato

    Fiz parte dessa história, trabalhei na fabrica de motores, fabrica “A”, de 1977 à 1983. Meu registro era 915, quantas saudades da epoca de ouro da industria automobilistica nacional.
    Parabens por manter viva essa história.

  38. Valmir Pasquarelli

    Olá pessoal ! Tenho todos os catalogos microfilmados dos caminhões L75, L76, B75, B76, B111, L111, LK140, LK141, T,R,S,K 112. Se alguem tiver interesse, entre em contato. vpasquarelli@hotmail.com.

  39. Blog Scania

    Olá, Vagner!

    É lógico que um caminhão usado não é como um novo; mas há alguns cuidados que você pode tomar na hora da compra que fazem toda a diferença e evitam futuras “dores de cabeça”:

    - Confira o histórico do veículo: quem foi o dono anterior, que tipo de carga ele transportava, e por aí vai. A documentação também precisa estar certinha.
    - Pneus: se eles não fores novos, verifique se eles estão sendo gastos de maneira uniforme.
    - Cabine: observe a estrutura geral e preste atenção no alinhamento da porta, das colunas da cabine, enfim, dê uma olhada geral na estrutura da cabine para ver se ela não foi batida.
    - Chassi: verifique se não há soldas, trincas ou se há estrutua não está torta.
    - Motor: é importante fazer um test-drive para verificar como está o motor. Ouça bem, verifique se não há barulhos estranhos. Ainda no test-drive, é importante testar os freios e verificar a estabilidade da direção.

    Com esses cuidados, você já se garante por não comprar “gato por lebre”. Com o caminhão, é só cuidar dele com carinho e fazer todas revisões programadas. Afinal, prevenir é melhor do que remediar!

    Equipe Blog Scania

  40. Blog Scania

    Olá, Ricardo
    Boas e doces lembranças, não?
    Ficamos curiosos sobre esse catálogo de peças! É do finalzinho da década de 50?
    Equipe Blog Scania

  41. Blog Scania

    Olá, Sérgio
    E você também faz parte dessa história! Parabéns.
    E obrigado pela visita!
    Equipe Blog Scania

  42. Blog Scania

    Olá, Valmir
    Raridade este material!
    Dos L 75 e L 76, nem nós da Scania temos…
    Vamos entrar em contato, obrigado!
    Equipe Blog Scania

  43. claudemir dos santos

    gostaria muito parabenizar a marca scania por seus veiculos ate o dia de hoje pois tenho um l 101 1979 estou muito satisfeito com veiculo mesmo sendo velho desde ja agradeço

  44. Blog Scania

    Uma abraço, Claudenir!

  45. gaspar jose rodio

    moro em boa vista roraima tenho um 111 1977 e trabalho com ele de manaus pa venezuela com bau transportando produto da coca cola adoro meu jacare ate mais

  46. gaspar jose rodio

    ola gostei do blog e dos comentarios abcos

  47. Blog Scania

    Olá, Gaspar
    É uma viagem no tempo, não?
    Obrigado pela visita e pelo prestígio! Volte sempre.
    Equipe Blog Scania

  48. Blog Scania

    Olá, Gaspar
    O seu Jacaré é um Jacaré internacional! Parabéns :)
    Equipe Blog Scania

  49. Andre Gonzaga

    Adorei o site de vocês.
    Sou Master Driver Scania, trabalhava viajando transportando os caminhões Zero KM da Scania pela empresa ABC Cargas, e hoje estou trabalhando em Fortaleza como Master Driver. Sempre que possível, procuro me atualizar com novas tecnologias, mas as vezes sentimos a necessidade de voltar ao passado e recordar de como era dificil conquistas as coisas e fazer com que elas funcionem. Eu tenho apenas 35 anos, Eu nasci em 1976 um ano apos a Scania lançar esse belo caminhão. Sou fã da marca. Vocês estão de parabéns. Abraços a todos da equipe.

  50. Hans Olsen

    Desde os primeiros anos,sempre foi um caminhão bonito,forte e fez e faz jus ao apelido que ganhou:

    O REI DA ESTRADA

  51. wagner

    oi eu tenho scania L100 ano 1960 esse modelo pelo visto e dificil de ser ver nunca ouvi ninguem comentando esse modelo
    abraço a todos

  52. marcelo ap domingues

    eu sou fâ desses caminhoes antigos,tem uma historia em cada um deles,parabèns a scania pela iniciativa

  53. OTELO ALEXANDRE MORETTI

    Boa noite amigos!!!….Será que voces podem informar-me onde posso adquirir, uma miniatura em escala, “maquete” do novo modelo de caminhão Scania que anda circulando pelas estradas???….desde já sou grato pela informacão,

    Um Forte Abraço !!!!!

  54. Blog Scania

    Olá, André

    Que bom que gostou do Blog Scania e que, de alguma maneira, fazemos parte da sua história!
    Continue acompanhando as novidades e obrigado pela visita!
    Equipe Blog Scania

  55. Blog Scania

    Olá, Otelo

    Você encontra miniaturas Scania, todas em escala, nas concessionárias da marca.
    Para localizar qual está mais próxima de você, acesse o link http://www.scania.com.br/rede-de-concessionarias/

    Esperamos ter ajudado!
    Equipe Blog Scania

  56. Valdenir Vieira Rodrigues

    Eu sou apaixonado pelo João de Barro, quando eu era pequeno meu irmão mais velho trabalhava com um caminhão desse, dai por diante eu fiquei muito louco por esse tipo de caminhão ainda mais se ele estiver com a mecanica da 110 pu 111.
    Eu fico alicinado quando estou na estrada e vejo um caminhão velho subindo uma serra como um caminhão novo, o resultado está na mecanica.

  57. Blog Scania

    Olá, Valdenir

    Que bonita a sua história! Obrigado por compartilhar com a gente.

    Equipe Blog Scania

  58. Felipe carvalho

    ola tenho um scania vabis L71 muito novo lindo 6 cilindros 1957
    azul o interior dele muito melhor que caminhao novo uma verdadeira raridade

  59. FELIPE DE CARVALHO

    TENHO UM SCANIA VABIS L71 1957 LINDO ZERADO
    UM VERDADEIRA RARIDADE UMA BELEZA VOU POSTAR FOTOS
    PARECE QUE ACABOU DE SAIR DA FABRICA

  60. Marcio Junior

    ola pessoal, eu gostei deste muito deste blog! meu sonho e possuir um L111 S, so para curtir, mas ainda nao posso comprar um. meus parabens pelo blog!

  61. Blog Scania

    Olá, Felipe
    Mande as fotos pra gente!
    Conte também um pouco da sua história e nos informe seu telefone para contato para o email marketing.br@scania.com
    Estamos curiosos!
    Equipe Blog Scania

  62. robson cippollini custodio

    eu quero conprar um caminhao mas nao tem como conprar um novo gotaria de conprar um jacare nem se for p\ reformar gostaria de saber mais docminhao .

  63. robson cippollini custodio

    gostaria de transformar um jacare truk gabini simplis em caminhao estilo americano

  64. ernesto gielow

    eu aprendi a dirigir um caminhao num mb 1111 depois um mb 1513 e ai passei para carreta scania vabis mod 75 ano 1963 ate chegar num 113 ano 1997 ate 2010.um abraço a todos que realmente gostam de caminão scania.

  65. Blog Scania

    Olá, Robson

    Você conhece o programa Scania SuperZerado, que oferece caminhões seminovos e usados?
    Acesse o site http://www.superzerado.com.br, quem sabe você não encontra lá seu caminhão?

    Equipe Blog Scania

  66. Blog Scania

    Um abraço, Ernesto!

  67. Ronaldo

    Estou participando do melhor motorista do Brasil pela Scania, e gostaria de saber mas sobre o caminão, qui é uma maquina na strada.

  68. Blog Scania

    Olá, Ronaldo
    Que bom que você está participando do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil! Estamos torcendo para que você seja aprovado para a segunda fase.
    Para encontrar mais informações sobre os caminhões Scania, acesse o nosso site http://www.scania.com.br/caminhoes/
    Boa sorte na competição!
    Equipe Scania

  69. Ge de Oliveira

    Sempre andei de moto, e hoje com 46 anos pretendo realizar um sonho: Transformar um Scania 111 jacaré em Cavalo de passeio, onde será usado apenas nos finais de semana indo de SP para o litoral ou interior. Eu gostaria de saber o consumo desse veículo com o cambio 5 marchas, e com o cambio original de 10 marchas. Depois de pronto quero me aposentar com relação a moto , pois moto em SP está inviável. Um abraço a todos. Ge, SP

  70. Fernando Braz

    Ola,gostei muito de conhecer a historia do jacare.Abraços FB caxias do sul

  71. Lilian Maurer Koats

    Decada de 50/60 Scania Vabis meu amado pai que saudades. Eu desde criança sempre carrapato colada na boleia, ajudava a enlonar e amarrar a carga que tempo maravilhoso. Até hoje mega apaixonada por carreta (SCANIA) e uma pequena frustração por não ter seguido o mesmo caminho (Mulher na época era complicado determinada profissão). Brigaduuu pela marca e SUCESSO SCANIA.

  72. Natal Jose Veloso

    olá pessoal parabens a scania por tudo de bom que sãomos caminhões scania pois lá em 1962 ja fabricava caminhões pensando em conforto para o motorista posicionando o volante de maneira inteligente e um dos diferenciais da marca scania.
    por meio deste venho solicitar a ajuda de vcs da scania eu tenho um caminhão scania 1962 todo roiginal e pretendo mante-lo assim esse caminhão trabalha no dia a dia transportando madeira,mais com muito cuidado e zelo pois é o meu xodó sonho de consumo esta em perfeitas condições lindo lindo mais o meu bruto deu problema na caixa que a de 5 marchas e eu preciso do rolamento grande da caixa,funil,retentor e eixo piloto como ja disse ele é um 1962 sou 3º dono dele e por favor me ajudem preciso dessas peças urgente.Sou da região de curitiba conto a sua ajuda para encontrar um fornecedor das referidas peças .Desde ja agrdeço a sua colaboração.

    att,

  73. silzo bazzan

    que maravilha conhecer essa história. sempre fui apaixonado pelo “jacaré”, mas não conhecia essa brilhante trajetória

  74. Jaelson Subtil

    linda história. aqui no rio grande do sul, cada vez aumenta o número de “jacarés” reformados na estrada. eu e meu amigo silzo fizemos apostas de quantos encontraremos a cada viagem

  75. adriano silva

    primeiramente parabens pelo blog! bom amigos(as) nascer no rs é uma honra ainda + para qem é scaniomania,temos a cidade da scania sao marcos, o local onde +tem scania p/ habitantes,honra de cediar a primeira concessionaria da marca, viaçao cometa fiel a scania desde inicio de 60,quando criança adorava olha uma cara chta eeu dizia vou ter uma,e um dia pensei emter um museu, só de scania.Ainda esta do lado esqerdo do peito.no meu pc qual tela de fundo a serie horizontes! EU tenho fidelidade a marca desde inicio anos 2000 p/ 1 brincadeira, qe hoje estou aqi. Robustez e Economia,scania é muito potente tem qe dosa o pé.o resto é inesplicavel!depois diesel entra na veia!só scania!

  76. Blog Scania

    Olá, Natal
    Você já tentou contato com a Battistella, nossa concessionária aí na região?
    Nós temos disponibilidade de peças, lubrficantes, sistema de troca (peças remanufaturadas) para caminhões descontinuados das Séries 1.
    Ligue para (41) 3299-7272 e verifique a disponibilidade.
    Boa sorte e parabéns pelo zelo com seu Scania.
    Equipe Blog Scania

  77. ARNALDO TIBURTINO DE MELO

    eu tinha des anos de idade vim de carona de tabacuri em minas para vit. da conquista em um scania vabis chamado de joao de barro sou apachonado por caminhao scania tenho um 1620

  78. jose da piedade e silva

    È muito difícil encontrar as peças dos caminhões Scania mais antigos (111-S) para empreender uma restauração mais original possível.
    Vamos trocar endereços de lojas, ferro velho, revendas autorizadas…?

  79. Adriano Polaczek

    Ola, tenho um motor SCANIA VABIS 4 CILINDROS A DEISEL COMPLETO E FUNCIONANDO EM PERFEITAS CONDIÇÕES, quero vendelo, a que interessar… grato

  80. Adriano Polaczek

    Ola, se interessar a voces, eu tenho um motor SCANIA VABIS 4 cilindro importado funcionando em perfeitas condiçoes, QUERO VENDELO. AGRADEÇO SE PUDEREM ME AJUDAR

  81. Adriano Polaczek

    Ola tenho um motor Scania Vabis 4 cilindros a diesel ,importado da Inglaterra, com embreagem Rock Ford funcionando perfeitamente em um conjunto de irrigação …preciso vendelo… se alguém interessar entre em contato pelo email adriano.polaczek@gmail.com

Postar um novo Comentário

Aviso: todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste blog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.