28
abril

Série Caminhões Históricos: L 111

Postado por: Blog Scania

Dando continuidade à Série Especial de posts sobre os caminhões históricos da Scania, agora vamos falar sobre aquele que talvez seja uma das maiores lendas das estradas brasileiras: o L 111, popularmente conhecido como “Jacaré”.

Lançada em 1976, a série foi aperfeiçoada para melhorar ainda mais o consumo de combustível e a vida útil do motor, tudo isso aliado a mais potência, de 203 cv. O modelo estava disponível em três versões: LS, com dois eixos traseiros, sendo um motriz e outro de apoio, LT, com dois eixos traseiros motrizes, e L, na versão 4×2.

1267855112893207red

Os valentes "jacarés" estão nas rodovias brasileiras até hoje, o que comprova sua alta durabilidade

No Brasil, o modelo L 111 conquistou os caminhoneiros. As 9.745 unidades vendidas no País de 1976 a 1981 corresponderam a, praticamente, um terço do total vendido em todos os outros mercados da Scania. O L 111 também respondeu por 57% do total de veículos Scania vendidos no mercado brasileiro durante os seis anos em que foi fabricado.

1267855111094940red

Ainda hoje, caminhões L 111 na cor laranja circulam pelo País em excelente estado de conservação, atestando a durabilidade do produto e os cuidados especiais que transportadores e caminhoneiros dedicam a esses veículos. Os valentes “Jacarés” são encontrados principalmente em regiões portuárias e nos Estados da região Sul.

O L111 é considerado um caminhão de fácil manutenção, porque a parte mecânica apresenta um funcionamento simples, mesmo porque naquela época não havia inovações tecnológicas como sistemas eletrônicos. A Rede Scania está preparada para realizar a manutenção e reparos do modelo, contando com um sortimento de peças exclusivas com aproximadamente 500 itens exclusivos para o L 111.

1267855111094964 red

Características técnicas L 111

Motor: D-11 03   
Potência: 203 cavalos 
Torque: 760 Nm            
Relação diferencial: 4.71:1        
C.M.T. (capacidade máx. de tração): 45 t
Velocidade máxima: 94 km/h 
Capacidade eixo dianteiro: 6.000 kg   
Capacidade eixo traseiro: 11.000 kg  

A Scania tem uma sugestão: você tem um “Jacaré”? Mande uma foto e um pequeno texto sobre a história do seu caminhão para marketing.br@scania.com que publicamos aqui no blog!

Postado por: Assessoria de Comunicação
                        Scania Vendas e Serviços – Unidade de Negócios Brasil

Comentários

  1. Adriano Alves

    Se eu tivesse nascido caminhão ao invés de humano, com certeza absoluta, seria um Scania L 111!!!!
    Nasci exatamente em 1976, e desejo ser “valente” como o “Jacaré” para dar orgulho a minha família, assim como ele proporciona a seus proprietários e simpatizantes.
    Parabéns à Scania e todos seus colaboradores por estes icones do transporte!!!!

  2. ENIO BRANDENBURG

    Parabéns a todos vocês da SCANIA pelo Blog !!! É elogiável também a iniciativa de resgatar um pouco da história desses modelos que marcaram época nas estradas brasileiras, como o L-111, L-75 e L-76. Embora os Scania de hoje sejam tecnologicamente melhores em tudo, foram aqueles veteranos que fizeram da marca um símbolo de caminhão pesado no Brasil.

  3. Valter Miguel dos Anjos

    Sou motorista a 35 anos,por que a scania, não faz um cavalo mecanico tipo 113 que é um dos melhores caminhão lançado por vocês até hoje, num preço mais baixo para nós da classe de menor poder aquisitivo,como a mercedes bens fez ao lançar o 1933 novamente, é uma pena que os novos lançamentos de vocês é um produto muito caro não esta ao nosso alcance.

  4. dibam jardim junior

    ja trabalhei com vários modelos da scania, do 112 ao 124
    são ótimos, mas não tróco o meu jáca por nenhum desces
    modelos o jaca é guerreiro, é meu parceiro, eu e ele, eu tenho
    tres filhos o caçula, tem 13 o do meio tem 19, o mais vélho tem
    tem 32 que é o meu 111S o meu JACARÉ PARABÉNS SCANIA É O MELHOR
    CAMINHAO

  5. Blog Scania

    Prezado,

    Agradecemos o seu contato e o seu interesse por nossos produtos.
    Realmente, o 113 foi um excelente caminhão que conquistou a preferência de muitos tranportadores, tornando-se um dos modelos mais vendidos pela Scania no Brasil.
    Entretanto, para atender a transportadores que atuam em diferentes segmentos de transporte, a Scania, seguindo o conceito de melhoria contínua, desenvolveu uma linha exclusiva de caminhões, com cabines modelos P, G, R e R Highline, e potências que variam de 230 a 500 cavalos, que atendem desde as operações rodoviárias às fora de estrada com excelente desempenho e reduzido consumo de combustível.
    Isso significa que a Scania tem um produto certo para cada tipo de transporte. Vá até a Casa Scania mais próxima e conheça o nosso portfólio de produto e as linhas de financiamento disponíveis. Estamos certo que encontraremos a solução ideal para o seu caso.

    Abraços,

    Vitor Carvalho
    Gerente de Vendas a Frotistas Scania Brasil

  6. Anderson Dantas

    Gostei muito do blog de caminhões antigos, não se esqueçam dos LKs 140 e 141, dos 111S, 112H, 142H, 112HW, 142HW, 143H, 113H e 113H com motorização ecológica (acima de 1995). Na minha opinião Scania é o melhor caminhão do mundo.

  7. Anderson Dantas

    A Scania é uma marca tão expressiva aqui no Brasil, que virou sinônimo de caminhão pesado, não é raro ver uma pessoa dizer: “olha uma Scania” independentemente do cavalo mecânico que a traciona, principalmente as crianças, meu sobrinho quando olha uma carreta logo diz: “-Tio, olha aquele Scania, que bonito!” Mesmo não sendo um cavalo Scania, pois bem, todo essa fama e carisma não vieram por acaso, são veículos duráveis, de manutenção barata e simples, com ótimo desempenho seja qual for a faixa de potência, todo motor Scania tem um ótimo torque em baixa rotação, a posição de dirigir sempre foi a melhor do mercado ao longo dos anos, enfim, são inúmeras as virtudes dos veículos da marca Scania.

  8. Anderson Dantas

    Vocês já ouviram falar em “Salvo pelo torque”? Pois é, foi isso mesmo que aconteceu comigo em uma obra de corte e aterro, na ocasião o veículo era um R 113E 360 6X4 ano 1997 com diferenciais RBP 832+RP832 relação 4,78:1,e caixa GRS 900R, vamos aos fatos: naquela obra havia um trecho de subida íngreme que fazia uma leve curva à direita, nossos caminhões saíam com a carga normal, pois era impossível trafegar com excesso de carga devido a instabilidade do solo, porém houve uma troca de operador da escavadeira, ele não sabia das normas e foi me carregando, eu não podia sair do caminhão, senão era cortado da obra, quando ele buzinou lá fui eu, com uma carga que depois deu o que falar, engatei uma primeira reduzida e comecei a subir aquele que chamavamos de morro do tira-teima, no começo tudo bem, porém na pior parte do morro a rotação começou a cair e pior: a pista estava desbarrancando, se eu parasse para engatar a crawler reduzida, certamente a pista iria ceder com o caminhão, pular não dava, pois eu estava do lado que estava desmoronando, foi aí que me veio a cabeça a ficha técnica daquele valente caminhão e lembrei-me que seu torque era de 165mkgf a 1.000 rpm, pois bem a rotação já estava a 1.000, naquele momento milagrosamente o motor manteve a rotação e eu saí daquela inesquecível e difícil situação, e posso afirmar com toda certeza, se não fosse o torque do motor Scania, não sei se estaria aqui para contar essa história. E´por essas e outras que na minha opinião Scania é o melhor caminhão.

  9. Blog Scania

    Prezado Anderson,

    Ficamos muito felizes com seus comentários. É importante para nós saber que existem pessoas que apreciam e valorizam a nossa marca. Pessoas como você nos ajudam a manter e consolidar nossa posição no mercado como uma empresa conceituada e que inspira confiança por parte das pessoas.

    A respeito da sua sugestão, continuaremos com a série de posts dos caminhões históricos. Fique atento!

    Obrigado e continue sempre visitando o nosso blog.

    Atenciosamente,

    Equipe do Blog Scania

  10. michel

    Essas carretas são as melhores,tenho muita saudade de viajar nelas………

  11. jose roberto lopes barbosa

    SOU FÃ DOS FAMOSOS 111 ,SOU CARRETEIRO E ESTOU QUASE CONSEGUINDO COMPRAR UM CAMINHAO ,E A MINHA IDEIA E COMEÇAR PELO JACARE SAO ROBUSTOS E MUITO FORTE E ESTA AO MEU ALCANCE NO MOMENTO E COM CERTEZA COM ELE NOS VAMOS LONGE COM DEUS NA FRENTE .

  12. alessandro

    olha e muito bom mesmo o jaca mas preciso vender o meu p pegar um mais novo so faço belem PA com piso 40.000 kls direto 2 por mes um abraço .

  13. Dibam Jardim Jr.

    O VERDADEIRO RONCO

    hoje posto esse comentário para dividir com meus prezado amigos este tema que não sai de minha cabeça. Ando por várias estradas do páis aí por esse mundão a fora, e tenho que notar os sons de diversos motores que estão ao meu lado…uns parecem até pedir socorro…outros pedem “agua” mesmo, mas falando apenas dos redondos, dos que estão bons, são admirirável, massagens para os ouvidos, porém, temos que concordar que nada, eu disse nada se iguala ao delicioso, indiscritível e inigualável RONCO DO MOTOR DO JACA!!! senhores… quando se encontra uma 111 ou qq outro da série que esteja em perfeitas condições e se ouve o destemido ronco deste maravilhoso motor…pessoallll…é pra lá de demais!!!!!!!!!!!! temos diversas montadoras que tentam a mais de trocentos anos fazer algo igual, mas sem sucesso…sabe quando vc casa e sua esposa tenta suprir a falta da comida da mamãe? hahahaha!!!! não conseguem, que a minha esposa não leia isso… mas voltando ao ássunto, o motor SCANIA e imbatível…som de verdade, pena que tá quente porque dá vontade de deitar em cima!! hehehe

  14. alex correia

    ola a todos que gostammm da historia do l111; meu pai é mecanico;; e com ele aprendi. ke ser uma amador por caminhaoess seria um estudo em minha vida. e hoje sou vendedor de peças. graças a meu pai ke des de guri.. ia com ele trabalhar e ja ajudei a fazer varios motores scania.. e o caminhao que sonho em ter é um l111 o famoso jacaré. meu sonho.. mesmo sendo.203 cv. é o caminhao que nunca pode sumir. de nossos prençamentos. abraçoss a todos do blog.

  15. daniel dias

    com certeza o scania jacare fez parte da minha vida na infancia quando viajava para casa de minha avo r na estrada via muito deses fantasticos caminhoes e seu barulho inconfundivel ate hoje vejo scania jacare mais esses muitos deles nao sao nem sombra daqueles que se via em meados de 1978,1979, é uma pena. mais mesmo assim deixo meu comentario, e agradeço o espaço.

  16. José Augusto Calmezini

    Eu li todos os comentários sobre o jacaré 111 e vi que realmente ele é a paixão de muitos, eu e meu irmão estamos pensando em comprar um e já até olhei vários pela internet, sou do interior de São Paulo mais a maioria que vi está bem longe, emoutros estados e fica difícil de realizar a compra, vou continuar buscando. Meu irmão quer comprar um 111 e depois desses comentários vi que ele está certo, devido também do valor que está dentro do que temos. Eu sou funcionário público estadual mas senpre adorei carreta, pena que não pude seguir está profissão de carreteiro, mas se der certo com meu irmão, quando aposentar vou tentar realizar minha vontade de ser carreteiro. Obrigado.

  17. José Augusto Calmezini

    Como disse acima estou pretendendo comprar um 111 de sócio com meu irmão, e gostaria de saber, no caso do eixo do 111, pois vejo falar de 4×2, 6×2, 8×4, etc. O 111 por ser bem antigo tem essa difinição. O eixo 4×2, 6×2….. tem a ver com a potência do motor, ou seja do número de cavalos. Qual a diferença dessas difinições 4×2, 6×2…….. tem a ver com o nº de marchas do caminhão. Desculpe mas é que como pretendo começar, tenho essas dúvidas. Obrigado.

  18. Alberto Fernando

    Olá amigos usuários do L111, dito JACARÉ. Pois é o nome já fala por si mesmo, sabe-se que esse animal é valente, perseverante,nos ataques, e jamais desiste, por isso é que foi denominado o velho Jáca.
    Trabalho com uma dessas raridade a bastante tempo, e não tenho nada de negativo a aqui postar, só elogios. Elogios, na facil manutenção e força, imagine alguém com essa idade de vida, e trabalho continuo, com se sentiria ? e o nosso admiravél Jáca permanece robusto, e pronto a aceitar todo e qq desafio, levando-se em conta que nos seus primeiros dias de vida, as habilidades de manuseio dos prof. eram bam mais defasadas.
    Então só tenho a agradecer a essa maravilhosa equipe por gerar o nosso parceiro, SCANIA L-111.

  19. ELY SCALABRIN JUNIOR

    JÁ DEIXEI MENSAGEM AQUI MAS VOU REFORÇAR. VENDO SCANI L75 1960 TODO ORIGINAL. ANO 1960 COM PLAQUETA ORIGINAL DA CONCESSÍONÁRIA BRASDIESEL!! PLACA AMARELA SENDO REGULARIZADO . SOU DE CAXIAS DO SUL E O CAMINHÃO ESTÁ AQUI. SCALABRIN@CIPNET.COM.BR

  20. solemy de souza

    olá gostaria de parabenizar, a scania por ter fabricado um caminhão tão valente, que vem atravessando décadas de novas técnologias e inovações e mesmo assim a l111 continua prestar bons serviços sem perder o pique, e seu charme, trabalho na logística de um fornecedor de faróis da scania, e jative a oportunidade de guiar o velho jacaré ano 78, efiquei impressionado como um caminhão dequele ano era tão desenvolvido, com direção hidraulica e caixa sincronizada de 10 marchas, é por essas e outras que pretendo um dia cmprar esse clássico das estradas, um forte abraço a todos adimiradores desta máquina.

  21. Blog Scania

    Olá, José Augusto!

    Os termos “4×2, 6×2 e 6×4″ dizem respeito à configuração de rodas do veículo. No caso do 111, havia três versões: LS, com dois eixos traseiros, sendo um motriz e outro de apoio (6×2), LT, com dois eixos traseiros motrizes (6×4), e L, na versão 4×2. Ou seja, esses números não têm relação com a potência – no velho jacaré, ela era de 203 cavalos.

    Já 111 pode ser entendido da seguinte maneira: os dois primeiros números dizem respeito ao motor – neste caso, 11 litros. Já o último número informa a qual série o veículo pertence – Série 1. Depois do 111, veio a Série 2, que incluía motores de 11 litros. Adivinha o nome do modelo? 112!

    A Scania agradece o seu comentário e está à disposição em caso de mais dúvidas.

    Assessoria de Comunicação

  22. Norba

    Fiquei surpreso ao ver o jacaré da foto acima, pois o mesmo pertence ou petencia a Lubiane Transportes que fica localisada em Piracicaba – Sp e por incrivel que pareça fez parte da minha vida, pois em 1985 eu entrei na escola Senai como Aprendiz de Marceneiro e essa empresa me contratou como Jovem aprendiz para consertar suas carretas e essa Scania Jacaré aparecia as vezes para reforma, o mais impresionante é que arrumamos várias vezes a carreta mas o cavalo munca, mais uma prova que a máquina é super resistente e brava. Parabéns a Scania.

  23. jordan felipe peters paes

    Boa Tarde!! sou apaixonado por scania, realmente acho o melhor caminhão do brasil. Eu queria ver uma reportagem sobre a série dos scania 112 e 113.. seria fenomenal

  24. Dibam Jardim Jr.

    retórno com muito prazer a este BLÓG, para desejar a todos simpatizantes da scãnia
    e seus familiares, um ótimo 2011, que seja de muita páz, alegria, e muita saúde
    principalmente para as nossas crianças, CAMINHONEIRO AFIEM O SEU JACARÉ,
    2011 promete muita carga, vai bombar é o que se comenta na area portuária

    DEUS SEJA LOVADO

  25. Dibam Jardim Jr.

    retórno com muito prazer a este BLÓG, para desejar a todos simpatizantes da scãnia
    e seus familiares, um ótimo 2011, que seja de muita páz, alegria, e muita saúde
    principalmente para as nossas crianças, CAMINHONEIRO AFIEM O SEU JACARÉ,
    2011 promete muita carga

  26. Josemar B. Camargo

    Senhores, como vão ?
    Primeiramente um bom 2011 para todos, muitas conquistas e felicidades.
    Segundo, adquiri uma Scania 111S 81 com Carreta porta container, porém sou leigo quando se trata de Caminhões (nunca é tarde para aprender) e para não deixar tudo na mão do motorista, gostaria de saber se sabem de algum fórum que eu possa estar visitando e participando para tirar minhas dúvidas e pedindo opiniões.

    Muito obrigado a todos.

  27. Blog Scania

    Olá, Jairo!

    É isso mesmo. Quando foi lançado, em 1976, o L 111 oferecia potência de 203 cavalos.
    Um pouco depois, a Scania lançou o L 111 com motor turbinado, o L 111 S (o “S” vem de “Super”).
    Com isso, a potência aumentou um pouco: os modelos variaram entre 260 e 305 cavalos.
    Perto dos antigos L 75, que desenvolviam 165 cv, os L 111 eram verdadeiras máquinas!
    Imagine só então se compararmos com um R 580, o caminhão mais potente do mercado brasileiro?

    Obrigado pela visita e conte com a gente!

  28. Alexandre

    Olha, já trabalhei como motorista mas ainda não me firmei definitivamente na profissão pois também formei como técnico em informática e busco desenvolver-me nesta área também.Ainda não dirigi um sacania mesmo tendo cerca de 5 anos(totais) na profissão.Mas,sou de dezembro de 79 e, quando criança sonhava em ser caminhoneiro/carreteiro!Advinhem qual marca que eu via e mais queria dirigir?Um Scania acho que 112 ou 113(+- em 1985 em diante) igual um usado no carga pesada!
    Mas, seja qual for minha profissão definitiva, quero ganhar na mega para passear só de cavalo mecânico!Nada de carros esportes!Isto é coisa de playboy almofadinha viadinho enrustido!
    Advinhem qual será meu carro de passeio oficial?Um 124G?Não!Um R 580?Nãããããããão!
    Bem, azar da Scania que fez máquinas históricas que marcaram o coração de muitas crianças na década de 80,90,etc!Ela não venderá um cavalo novo para mim!Quero um 113h trucado +- 1994(um azul original maravilhoso e um tunado)!A idade passa alguns sonhos ficam!Só os brinquedos é que mudam!
    Ahhhh!Aquele ronco de motor Scania!Até sonho com ele!Bem, só não troco uma bela dama por um Scania mas o resto….
    Scania é nota dez de se ver, dez de se ouvir,dez de se possuir(sei embora nunca tive caminhão), e 1000 de se dirigir(ainda dirigirei e assinarei embaixo do que a maioria diz).Ainda quero trabalhar na Scania!Seja na informática seja em outro setor(piloto de testes)!

  29. Alexandre

    Olha, já trabalhei como motorista mas ainda não me firmei definitivamente na profissão pois também formei como técnico em informática e busco desenvolver-me nesta área também.Ainda não dirigi um Scania mesmo tendo cerca de 5 anos(totais) na profissão.Mas,sou de dezembro de 79 e, quando criança sonhava em ser caminhoneiro/carreteiro!Advinhem qual marca que eu via e mais queria dirigir?Um Scania acho que 112 ou 113(+- em 1985 em diante) igual um usado no carga pesada!
    Mas, seja qual for minha profissão definitiva, quero ganhar na mega para passear só de cavalo mecânico!Nada de carros esportes!Isto é coisa de playboy almofadinha viadinho enrustido!
    Advinhem qual será meu carro de passeio oficial?Um 124G?Não!Um R 580?Nãããããããão!
    Bem, azar da Scania que fez máquinas históricas que marcaram o coração de muitas crianças na década de 80,90,etc!Ela não venderá um cavalo novo para mim!Quero um 113h trucado +- 1994(um azul original maravilhoso e um tunado)!A idade passa alguns sonhos ficam!Só os brinquedos é que mudam!
    Ahhhh!Aquele ronco de motor Scania!Até sonho com ele!Bem, só não troco uma bela dama por um Scania mas o resto….
    Scania é nota dez de se ver, dez de se ouvir,dez de se possuir(sei embora nunca tive caminhão), e 1000 de se dirigir(ainda dirigirei e assinarei embaixo do que a maioria diz).Ainda quero trabalhar na Scania!Seja na informática seja em outro setor(piloto de testes)!

  30. Sergio Soares

    Olá pessoal

    Trabalho na Lubiani como mecanico desde 1990 (hoje Julio Simoes), e fiquei surpreso com a foto desse L111 da empresa, era eu que reformava esses caminhões que por curiosidade foi lançado no mesmo ano que nasci 1976, hoje com a renovação da frota só me restou a saudade. Parabens Scania pelas máquinas que fazem a história do país.

  31. Paulo Roberto Gomes de Oliveira

    Até hoje vejo estes modelos(conhecidos por muitos como “jacaré) de Scania nas ruas. Creio que a mecânica não é mais a mesma da época.Mas muitos são bem conservados e ainda mantem aquele “pose de bonitão”..

  32. flavio renato sanches

    meu sonho era comprar um caminhão scania novo pelo programa pro caminhoneiro, mas a burocracia é tão grande que desisti, pois chegava nas consecionarias encaminhava o pedido para os bancos mas sempre tinha um impedimento para aprovar o credito, em quanto isso as grandes empresas chegavam e levavam 10 de uma vez só, então resolvi comprar o que estava ao meu alcanse, comprei um jacaré ano 79 e fomos para a estrada, gostei tanto do caminhão que agora comprei mais 2 estou criando jacares meu irmão é fiscal do ibama e falou que vai me autuar por criatório irregular, mas grassas a deus estamos trabalhando bem com os jaca pelo menos não tenho que me preocupar com prestações altas e essses 03 jacares irão me prorporcionar comprar um 113 em breve mas não vendo os meus jacares por nada,gostaria que a scania e o governo facilitasem aos pequenos empresários do setor de transporte a compra de melhores caminhões até mesmo usados com menos burocracia de crédito.

  33. suelen lopes de andrade

    OLÁ, meu nome é SUELEN ANDRADE meu pai tem um Scania 111 jacaré faz um tempo já, e viaja por todo esse Brasil a fora com seu jacaré,o nome do meu pai é GILBERTO ANDRADE,mora na cidade de ESTIVA -MG,e eu moro em SANTA MARIA RS sou fã de caminhao acho lindo scania…PAI que DEUS sempre esteja contigo nas estradas…..BJUSSSS!!.

  34. elder

    ola,queria saber qual foi o verdadeiro ano que se finalizou a linha 113h,e se é um mito a historia de que existiu a 113h-390cv.

  35. Vanderlei C. M. Mecho

    Gostaria de saber, onde eu acho o catalogo de peças, da Scania.

  36. Blog Scania

    Olá, Elder

    A fabricação dos veículos da Série 3 durou sete anos, de 1991 a 1998.

    Realmente é um mito que os modelos 113H tiveram potência de 390 cavalos. Este mito nasceu do fato de que, em alguns lugares do Brasil, os proprietários de caminhões inverteram o “6″ de 360, transformando a potência para 390 cavalos. Interessante, não?

    Agradecemos a sua visita. Fique sempre atento às novidades do Blog Scania!
    Equipe Blog Scania

  37. RONALDO RODRIGUES

    EU TENHO UM SCANIA 111 S ANO 79 JA COM CAMBIO DE 10 MACHAS EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇAO VENDO AVISTA POR 45.000,00 REAIS

  38. Blog Scania

    Olá, Vanderlei

    Acesse o site http://www.servicos.scania.com.br.
    Lá, você encontra todas as ofertas em peças, pacotes de serviço e promoções disponíveis em todas as Casas Scania no Brasil.

    Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Obrigado pela visita!
    Equipe Blog Scania

  39. jose roberto kliggendof

    adoro o jacaré porem tenho uma sugestão,pq se scania fabricasse um caminhão tipo jacare porem com a tecnologia atual assim tipo piterbilt,robusto,retro vcs sabem muito bem o que estou falando,quem gosta de caminhão iria adorar,e com certeza seria um sucesso de vendas.depois dessa mereço ate receber um jaca 111Sr.não esqueçam do escapamento duplo para o alto.

  40. Blog Scania

    Prezado José,

    Iremos encaminhar sua sugestão.
    Fique sempre atento às novidades do blog!

    Obrigado pela visita
    Equipe Blog Scania

  41. Jocielma

    Também na minha casa possiumos um SCANIA s111 mas o nosso tá mais arrumado mas é um ótimo carro

  42. Alexandre Baêtas

    Boa noite a todos.

    Sou despachante aduaneiro de cargas no porto de Belém.com a crise econômica dos estados unidos uma grande maioria de madeireiros quebrarão aqui no estado do pará, conclusão fiquei sem trabalho no entanto no a pise de meu desespero lembrei de um carreteiro que trabalhava no porto e tinha um L 111 que outrora tinha me oferecido para venda a uns 3 anos a traz.
    Fui a traz dele para ver se conseguia comprar, com sorte achei o velho carreteiro e a compra foi realizada, tive que gastar pouco mas de 10 mil reais para o concerto do motor.
    Hoje graças a deus sustento minha familia com meu jaca L111.Detalhe o ano de fabricação deste jaca e 1977 o mesmo ano em que eu nasci. so falta agora tirar minha categoria E para que eu possa pilotar eu mesmo.

  43. GASPAR JOSE RODIO

    MUINTO BOM TENHO UM ANO 77 VIAJO PA VENEZUELA FAZ 10 ANOS MORO EM BOA VISTA RORAIMA ADORO MEU JACARE

  44. GASPAR JOSE RODIO

    e um baita caminhao

  45. claudio freitas (FEIJÃO)

    Tenho um jacaré 75 esse rapaz e um grande Guerreiro das estradas…

  46. oscar

    parabems scania por feito o famoso jacaré
    sou apaixonado pelo jaca , no entanto eu tenho 4 jaca
    faço transporte da argentina pra foz do iguaçu, chamado cruze
    tenho 2 ano 76 e 2 ano 77 mas são lindos bem arrumado
    e equipados

  47. Rodrigo Fortunato de Almeida

    Parabéns a todos que possuem o que simpatizam com os lendários jacarés dos precursores modelos 75 e 76 passando pelos 110 e finalizando nos 111 S.
    Atuo na área operacional de uma transportadora e entre outros veículos há uma 111 S 1979 com Kit da 112 puxando carga pelas nossas filiais de Minas Gerais e São Paulo. Confesso que sou apaixonado por ela e quando a mesma esta na minha unidade eu admiro a sua beleza e imponência.
    Um grande abraço!!!
    Rodrigo

  48. Blog Scania

    É isso, aí, pessoal. Várias histórias interessantes sobre o querido Jacaré, vindas de todas as partes do Brasil.
    A Scania agradece o contato e o apreço de todos vocês!
    Equipe Blog Scania

  49. ANDRÉ GUSTAVO PEREIRA

    OLÁ SOU PROPRIETARIO 111S 1979 A TRES ANOS MEU PRIMEIRO CAMINHÃO . GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE 112HW JUBILEU ; OBRIGADO PELA ANTENÇÃO ANDRÉ GUSTAVO APUCARANA PR

  50. Blog Scania

    Olá, André

    Esperamos que você esteja contente com seu Jacaré!
    O pessoal já pediu um post sobre o 112, aguarde novidades nas próximas semanas.

    Agradecemos a sua visita
    Blog Scania

  51. roni costa

    ola amigos blogueiros sou vendedor,mas ainda tenho planos de ser carreteiro e vou conseguir em breve apesar da dificuldade na profissão quem nasceu limão não vive em pé de laranja rsrs,amo caminhão e adoro quando passa por mim um scania com aquele ronco inconfundivel do motor,mas enfim um abraço a todos e viva são cristovão!

  52. Blog Scania

    É isso aí, Roni!
    Esperamos que em breve você consiga mudar de ramo e realizar seu sonho na estrada.
    E um feliz Dia do Motorista para todos os carreteiros do Brasil!

    Agradecemos a sua visita.
    Equipe Blog Scania

  53. Renato Ernesto Becker

    NESTE DIA 25 DE JULHO DE 2011, PARABENIZO TODOS OS MOTORISTAS DESTE GRANDE BRASIL, EM ESPECIAL OS CAMINHONEIROS QUE “SOBREVIVEM” A TODAS AS MAZELAS DESTA NOBRE PROFISSÃO. QUE SÃO CRISTÓVÃO NOS ACOMPANHE EM TODOS OS MOMENTOS.
    FELIZ DIA DO MOTORISTA!!!

  54. Blog Scania

    É isso, aí, Renato.
    Feliz Dia dos Motoristas para todos os carreteiros do Brasil.
    E que a sociedade se lembre a imporância dos motoristas de caminhão todos os dias do ano.
    Obrigado pela visita!
    Equipe Blog |Scania

  55. jose da piedade e silva

    Vou comprar um cavalo jacarezão 100% equipado (350 HP) 1978/1979 e botá-lo do meu jeitão e curtir minha paixão por scania.Um dia desses posto as fotos !

  56. Blog Scania

    Olá, José
    Boa sorte com seu jacaré!
    Depois, nos envie as fotos, estamos todos curiosos para ver.
    Equipe Blog Scania

  57. Ervino

    Pra quem gosta de Scanias, tenho meu blog, miniaturasdoasfalto.blogspot.com onde mostro as miniaturas de veículos, principalmente caminhões,que faço e personalizo.

  58. paulo cesar de oliveira

    tenho só 10 anos de boléia, mais sou apaixonado por uma jacaré, acho lindá, é um caminhão muito valente, resistindo o tempo,e as novas tecnologias dos novos modelos, ela continua rodando pelas estradas brasileiras, carregando o desenvolvimento do pais nas costas.
    merece toda nossa adimiração e respeito, parabéns scania, por ser a melhor fabricante de caminhões do mundo………..

  59. Jairo Santos

    É com muito prazer que encontrei este blog e agora faço parte desta família, a família Scania. Acabei de comprar meu Jacaré e se pudesse enviaria fotos também; quando era criança ficava louco com o barulho do Jaca, eu brincava com meus irmãos e dizia que um dia teria um Jacaré e agora comprei um dia 23 Agosto no dia do aniversário do meu pai, pois ele sempre foi caminhoneiro e agora vai trabalhar com o meu Jacaré, já gastei um monte para deixar o Jaca do jeito que meu pai pediu mas ficará impecável e vai valer a pena. Eu nem carteira tenho ( a minha é D ) para dirigir o Jaca mas só de saber que tenho um valentão desses já fico muito feliz. Meu ramo é bem outro, sou Bacharel em Direito e minha carreira é jurídica mas independente do destino nos sonhos devem se tornar realidade para sermos ainda mais felizes. Parabéns a minha família SCANIA, o 111 jacaré em especial.

  60. Blog Scania

    Olá, Paulo
    Nós que agradecemos o carinho.

    Obrigado pela visita! Fique sempre atento às novidades do blog
    Equipe Blog Scania

  61. Blog Scania

    Olá, Jairo

    Desejamos toda a sorte do mundo com o seu recém-adquirido Jacaré. Que ele lhe ajude bastante o seu novo negócio.
    Se quiser, envie a foto para o email marketing.br@scania.com, que publicamos aqui no blog.
    E obrigado pela visita!
    Equipe Blog Scania

  62. fabio m f

    possuo um jacare 1968 todo restaurado e trucado cavalo mecanico otimo daqui uns dias postarei fotos dele ok ?

  63. Blog Scania

    Olá, Fábio

    Estamos curiosos!
    Envie suas fotos para: maira.zanutto@scania.com
    Obrigado!

    Equipe Blog Scania

  64. luciano vieira.(amoroso 010 gtdf)

    tamben naci em 1976 e tenho um 111s 1980 .é minha paixão.

  65. Kleber

    Olá boa noite.
    Comprei um jacaré 78/78 há três meses, um ótimo caminhão, porém tenho que fazer quase tudo nele, lanternagem, estofamento…e etc, já fiz a parte elétrica, devagar vou transformá-lo e ele voltará a ser o que já foi um dia. Estive até pensando em participar do quadro lata velha do Luciano Hulk rsrsrsr.
    Equipe Blog Scania, sugiro a vocês reformarem meu caminhão e depois postaremos as fotos aqui.rsrssr é sério.
    Sugiro também que a equipe de marketing estude a possibilidade de relançarem o 111S, daria um grande impácto no mercado com uma propaganda de 1970 até os dias atuais. Pensem nisso.
    Aposto minhas fichas que seria um sucesso.
    Abraços e pensem na minha sugestão de reformar o meu possante, ok.

  66. Marcos Alexandre de Souza

    Gostei muito das informações, tendo em vista que acabei de adquirir um jacare, estou pensando em fazer dele um truk para por na carga seca.

  67. Blog Scania

    Olá, Kleber!

    Estudaremos a sua proposta, pode deixar!
    E boa sorte com o seu jacaré, esperamos que ele lhe ajude a ganhar a vida :)

    Até mais!
    Equipe Blog Scania

  68. Blog Scania

    Olá, Marcos
    Boa sorte com seu jacaré!
    Que ele lhe ajude bastante, boa sorte ;)
    Equipe Blog Scania

  69. Danilo

    Queria lhes parabenizar pelo blog, tá show…Queria também que me tirassem uma dúvida, é sobre os modelos das séries 2 e 3.
    Gostaria de saber, quais são os cambios usados nos modelos 142,143,112,113, e se todos são reduzidos?
    Desde já, grato a todos vocês!!!

  70. Flávio Renato Sanches

    Aos meus camaradas do blog, procuro uma tomada de força para colocar no meu Jaca, estou colocando equipamento para caçamba, se algum colega criador dos potentes possuir entre em contato. muito bom este blog parabéns!!! meu email sanches.flavio@gmail.com

  71. Arilson de Carvalho Morais

    Eu tenho um 111 S ano 1981, com motor 112 completo, o resto é original, estou com ele há 8 anos e só me dá alegria, viajo pra todos os lugares e dificilmente me da problema, esse ano troquei os kits, e depois de 9 anos abri o diferencial está tudo em ordem apenas troca de peças de rotina. Pena que tenho que melhorar de caminhão, mas quando vende-lo vou sentir saudades, é um dos melhores caminhões que a scania fabricou até hoje. abraços.

  72. Blog Scania

    Olá, Danilo

    Para os 113 tínhamos:
    - GR871 – transmissão de 10 marchas a frente sincronizadas e 2 a ré, consistindo numa unidade principal de cinco marchas combinada com uma seção planetária de duas velocidade operada a ar comprimido.

    Capacidade de óleo = 11,5l (sem sistema de arrefecimento) / 14,5 l (com sistema de arrefecimento)

    Para os 143 tínhamos:
    - GRS900 – idêntica a atual

    Para o 112 tínhamos:

    - GR871 para os motores com intercooler
    - GR770 para os motores sem intercooler e turbo

    Para o 142 tínhamos:
    - GR871

    NOTA: As caixas acima foram montadas na maioria dos modelos, porém, existiram montagens de GR900 e GRS900 nos últimos anos dos modelos 113 e 143. Para os modelos 142, foram montadas algumas unidades com sistema de arrefecimento diferenciado.

    Esclarecemos a sua dúvida?
    Equipe Blog Scania

  73. Blog Scania

    Olá, Arilson
    Nós da Scania ficamos felizes em saber que seu 111, mesmo depois de tanto tempo de estrada, ainda dá um duro danado e não te dá dor de cabeça. Mas boa parte desse excelente desempenho se deve ao cuidado que você tem com o caminhão, fazendo as manutenções preventivas corretamente, não?
    Boa sorte com seu próximo caminhão!
    Equipe Blog Scania

  74. marcos eduardo medina

    sou proprietario de um scania r112 h ano 1986 mas confesso uma coisa pra vcs da redaçao, sou apaixonado pelo 111 mas conhecido po ( jacare) pois apos anos e anos de tarbalho na minha familia com caminhoes scania ja vieram outros modelos, series novas, caminhoes confortaveis fabricados com um designer muito bem feito e pensando no bem estar dos motoristas que neles irao trabalhar, e anos e anos se passam e o jacare ainda roda pelas estradas do nosso brasil. um abraço a todos aqueles que curtem a marca (scania)

  75. gilson

    parabens a scania com toda sua qualidade, comprei meu primeiro caminhao e minha escolha foi L 111,estava trabalhando com um p 124 420 cv e afirmo vou trabalhar para trocar lo pois quero acompanhar a evoluçao da scania pois todos lançamentos tem algo melhor que os anteriores

  76. marcus

    Olá, pessoal. Tive a honra de ser criado dentro da cabine de um 111 78 que meu pai “tirou” zero. Depois tive a honra de aprender a dirigir num L76 68 de meu pai, o primeiro veículo que dirigi na vida. E hoje tenho a honra de ter um 111S 79, que em breve reformarei para relíquia da família, já que meu pai se aposentou e eu deixei a profissão de carreteiro há alguns anos. É meio difícil para mim a separação do que é scania e do que é minha vida. Valeu!

  77. ADRIANO LORENZATO

    BOM DIA AMANTES DO JACA!!!!
    REALMENTE O SCANIA 111 É UM BELO CAMINHÃO EU TENHO UM 78/79 ESTOU ATUALMENTE PUXANDO BAGAÇO DE CANA E OLHA O MEU 111 FAZ BUNITO NAS ESTRADAS EU GRAÇAS A DEUS CUIDO MUITO BEM DA MINHA CASA TENHO TUDO GRAÇAS A ESSE CAMINHÃO,FAÇA CHUVA FAÇA SOL ELE TA RODANDO GANHANDO MEU HONESTO DINHEIRO O MEU 111 É MECÂNICA 112 TURBO COMPLETO O CAMINHÃO É UM BRINCO TA TRABALHANDO,MAS EU VOU TER QUE VENDE-LO QUERO PEGAR UM MAIS NOVO,SE ALGUEM SE INTERESSAR MANDO FOTOS.UM ABRAÇO LORENZATO.

  78. dirceu simionato

    em 2008 comprei um 111s segundo dono viagei de sao paulo a contagem por um ano e meio mais viagem estaduais com o mesmo conheci belem e por motivos financeiros precisei vender MAIS JA ESTOU LUTANDO PARA COMPRA-LO NOVAMENTE A SUPER MAQUINA NOTA1000 salto sp

  79. Blog Scania

    Um L 111 de segundo dono é uma raridade, devia estar muito bem conservado!
    Vai com fé que você consegue reavê-lo, Dirceu!
    Equipe Blog Scania

  80. Blog Scania

    OLá, Marcus

    Vocês são, literalmente, A FAMÍLIA SCANIA!
    Obrigado por compartilhar a sua história com a gente :)
    Equipe Blog Scania

  81. Blog Scania

    É verdade, Marcos.
    Por isso que o Jacaré é uma verdadeira lenda das estradas. Tem muito valente com quase 40 anos rodando por aí :)
    < em>Equipe Blog Scania

  82. Blog Scania

    Olá, Gilson

    Ficamos felizes em saber que você gosta dos caminhões Scania e tem acompanhado a evolução dos nossos produtos no seu instrumento de trabalho, ou seja, o seu caminhão. Continue acompanhando as novidades aqui do Blog. Agradecemos o seu apreço e a sua visita!
    Equipe Blog Scania

  83. ricardo marsigli

    ola pessoal do blog da scania eu que tenho um l111s 1981, fico muito feliz em saber que a scania se faz presente junto a nos atraves deste canal de comunicação postando os vossos comentarios tecnicos que sempre são importantes pois em diversas situações a respeito de peças e algumas particularidades do funcionamento do caminhão a gente que não e profissional de mecanica fica sempre na mão do mecanico que numa boa parte das vezes tambem troca a peça, mais não tem um conhecimento muito aprofundado da mecanica scania. abraço rica

  84. Sebastião

    Boa noite ! Tenho um l 111s 79/80 estou com ele à dez anos , graças à Deus só me deu alegria, viajei muito com ele, muito nordeste, muito Rio Baía graças à Deus só alegria. Muito obrigado meu Deus!

  85. Paulo C. Proença

    Olá, boa noite!
    Sou neto e filho de carreteiro graças a Deus, e meu sangue é laranja ‘jacaré’. Minha primeira paixão aconteceu na infância com a Scania L110 que o pai tinha…é a melhor recordação que tenho do meu início de vida e estou querendo cumprir com uma vontade que não me larga, a de comprar meu próprio ‘jacaré’, como hobby mesmo, pra passear e pegar a estrada com a minha patroa… serei eu e minhas duas paixões mundo a fora… Scania para mim é mais que uma marca de caminhão/equipamentos, é a base da minha vida!

  86. Paulo Henrique

    Olha , é sem palavras o jacaré viu , tenho 17 anos , e desde que me conheço por gente vivo do lado de dois valentes meu Pai e seu ”110” que de 110 não tem nada kkkk de 112 a 124 já imaginou ele ultrapasa cegonheiro kkkk é D+ na mão dele o Scania vai longe , e esta ai até hj na ativa , cavalo mecanico diferencial longo intercoolado turbinado com um redutor GarWood Detroit nas costas puxa bitrem carregado do buraco , ele já teve varias fases e agora está na melhor , já quebrou muitos blocos , já queimou muitas juntas do cabeçote , porem nada impede essa lenda das estradas de continuar na ativa!!!

  87. Blog Scania

    Olá, Paulo Henrique

    Parabéns pelo seu jacaré! Valente demais!
    Equipe Blog Scania

  88. Blog Scania

    Olá, Paulo

    Que bonita a sua história! Obrigado por compartilhar com a gente :)
    Equipe Blog Scania

  89. Manoel ribeiro

    Sem comentarios, o scania é o melhor estradeiro do Brasil, quer pela facilidade de mão de obra, e peças nos infinitos rincoes do pais, estou com pena, mas tenho de vender por falta de local para guardar, um cavalo scania 111 S ano 80, excelente estado e um scania 113 T trucado e traçado, interessados entrar em contato pelo tel 19 92098610

  90. Sebastião

    Bom dia ! Tenho um jacaré 79/80 estou com ele à dez anos, ja viajei muito com ele, boa parte para o nordeste, agora comprei um p360 E5, se Deus quiser vou conseguir pagar o mesmo!!!

  91. Emerson

    olha eu tenho um l111s ano 80 a pouco tempo e muita gente me diz que não pode arrancar com ele carregado em primeira reduzida ou caixa pesada por que ele quebra a ponta de eixo dizem que tem que arrancar em segunda e ai…. como é que eu faço isso é verdade ou é só conversa espero que me ajudem valeu…….

  92. Rodrigo (qra-pelado)

    Tenho 22 anos e vou pegar um 111 para trabalhar,será minha primeira esperiência com carreta e mal posso esperar para começar a trabalhar,até porque meu pai e padrinho já trabalharam com um e será um grande orgulho pilotar um bruto que tem como símbolo um dragão cuspindo fogo.

  93. michael

    cara queria comprar um jacare

  94. Vilmar P Menegas

    Boa tarde! Olha pessoal estava na duvida de comprar uma “jaca”,medo de gastar demais ,ser muito velho, mas com essa matéria tirei a duvida,vou comprar um caminhão maior e vou começar com um a scania 111s. Obrigado pelos depoimentos.

  95. Alexandre Baetas

    Gostaria de saber qual a real cavalagem do L 111 turbinado, ano 1977?

Postar um novo Comentário

Aviso: todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste blog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.