15
outubro

Scania V8: a história de uma lenda

Postado por: Blog Scania

O King of the Road, o Scania Rei da Estrada, tem motivos de sobra para ser destaque nas estradas brasileiras: a maior potência do mercado nacional e o visual com design exclusivo. Além disso, o motor V8 de 16 litros é a menina dos olhos de muitos transportadores, que o consideram sinônimo de força, robustez e confiabilidade. Desde que foram lançados no Brasil, na década de 1970, o V8 é conhecido pelo seu excelente desempenho, característica que deu origem ao apelido “Rei da Estrada”.

No ano passado, o motor V8 completou 40 anos com status de lenda e milhares de fãs espalhados pelo mundo. O primeiro deles foi lançado com a versão de 350 cavalos, que por muito tempo foi aclamado como o motor mais potente da Europa. A configuração em V se deu por uma razão prática: oito cilindros em linha não caberiam embaixo de uma cabine convencional. Nasceu aí uma unidade motriz potente, mas bastante compacta: um V8 a 90 graus que deslocava um volume de 14,2 litros.

motor-v8

Único por vários motivos, o motor não possuía nenhum antecessor no mundo dos motores a diesel. Ele foi projetado para trabalhar com o turbocompressor desde o começo e era dimensionado para assegurar um excelente desempenho durante uma longa vida útil. Rapidamente, os veículos LK 140 foram aclamados. Os clientes gostavam do emblema V8 na grade e do som típico do motor de 350 cavalos, o mais potente do mundo na época. Aqui no Brasil, o LK 140 chegou em 1975 e virou sucesso.

Equipado com o V8 com potência de 350 cv, chega ao Brasil o LK 140

Seguindo a tendência de ajustes para acompanhar, sempre na vanguarda das evoluções do mercado, os engenheiros da Scania projetaram o LK 141, que oferecia a potência de 375 cavalos. No Brasil, os primeiros veículos do modelo foram fabricados em 1978. A linha consolidou o conceito de torque máximo em baixa rotação. Surgia assim a filosofia “dirija no verde”, uma alusão à faixa no medidor de rotações – o verde significa que o motor está em uma rotação mais econômica.

1978: Com potência de 375 cv, a Scania lança no Brasil o LK 141. O veículo desenvolve 375 cavalos e alcança o torque de 1.480 Nm

Anos depois, surgia a Série 2, lançada na Europa em 1982 e um ano após no Brasil. A linha trazia uma inovação: a adição do Intercooler, sistema responsável pelo resfriamento do ar de admissão que reduzia o consumo de combustível. Com ele, o motor V8 passou a ter a potência de até 400 cavalos.

1983: A Série 2 chega ao Brasil. Aos poucos, os modelos T/R 142 são lançados com potências e torques cada vez maiores. A inovação ficou por conta da adição do Intercooler (refrigeração do ar comprimido)

Posteriormente, veio a Série 3, que aumentou a potência para 450 cavalos. 

1991: Lançada a Série 3. O modelo T 143 possui 450 cavalos de potência e torque de 1.915 Nm. Pausa na produção até 2001

 

Entre 1996 e 2001, o Brasil não fabricou caminhões equipados com o lendário motor, pois poucos segmentos conseguiam aproveitar todas as vantagens competitivas dele frente às limitações de carga da legislação nacional da época. A volta do V8 foi marcada pelo lançamento da série especial Rei da Estrada em 2001. Com um motor de 16 litros, o veículo desenvolvia até 480 cavalos.

2001: Agora com 16 litros, o motor V8 equipa o R 164, da série especial Rei da Estrada. São 480 cavalos de potência e torque de 2.200 Nm

Nove anos depois, o modelo é reeditado com o nome “King of the Road” e oferece a maior potência do mercado nacional. Se comparado com o LK 140, lançado aqui no Brasil 35 anos atrás, o torque teve incremento de 116% e a potência aumentou 37%, o que assegura o título do V8 580 cavalos como o rei das estradas brasileiras.

Comentários

  1. RENATO DE CARVALHO GALDINO

    cara o meu sonho é dirigir uma scania eu hoje tenho 30 anos de idade deste que eu era criança que eu quero ser um carreteiro já tenho a carta “E“ mais a oportunidade não chegou ainda mais eu sou brasileiro e brasileiro não desisti nunca ok esotu esperando resposta

  2. Rafael Sephiroth Pimenta

    Achei que nunca na minha vida ia ver uma Rei Da Estrada,no final de semana,em uma cidadizinha bem do interior vi uma parada em um posto,sem duvida,não tinha como não se cursa diante beleza

  3. Blog Scania

    Olá, Renato!

    Uma ótima maneira de adquirir experiência e ser um profissional à altura da demanda do mercado é realizar um curso de qualificação de motoristas. Aquele que conduz o caminhão da maneira correta gasta menos combustível e consegue um desgaste menor de peças e freios, o que aumenta a durabilidade do veículo. Além disso, já é comprovado que o treinamento reduz o índice de acidentes em até 47%, segundo dados da Fabet.

    A Scania trabalha para desenvolver veículos cada vez mais modernos e eficientes, o que é sinônimo de rentabilidade para o transportador. Além disso, a sabemos que um motorista bem qualificado consegue tirar o máximo proveito dessa tecnologia embarcada. Por esse motivo, a Scania apoia diversas escolas de motoristas pelo Brasil, que promovem aulas em caminhões da marca. Seguem os contatos:

    Centronor, Vacaria (RS)
    (54) 3231-6674
    http://www.centronor.com.br

    Fabet, Concórdia (SC)
    (49) 3442-9656
    http://www.fabet.com.br

    Fabet, Marília (SP)
    (11) 4708-1784
    http://www.sp.fabet.com.br

    ATC, Rondonópolis (MT)
    (66) 3421-1575
    http://www.atc.org.br

    CTQT, Maringá (PR)
    (44) 3261-0020
    http://www.ctqt.com.br

    Esperamos ter ajudado! Conte sempre conosco.

    Assessoria de Comunicação

  4. Antonio Carlos Pianaro

    Realmente igual ao “oito canecos” não existe e acredito que não existirá, seu desempenho é fantástico, o seu ronco é uma melodia que faz o coração da gente disparar, como disse, ele é sem igual.
    - Vale mais ouvir o ronco de um SCANIA V8 que ver mil caminhões de outras marcas.

  5. ilson calixto

    tive um scania v8 142h 86,mais o ronco mais bunito dos v8 é do 142hw escapamento direto,agora tem o 740, mais agora abandonei a profissão, mas para continuar com v8 fiz um jeep.

  6. TELMO TABALDI

    A 6 ANOS Q TENHO UM 142H ANO 84,,,E É NAS BATIDAS DOS 8 CANECOS Q ENCHO MINHAS PANELAS DE CASA……O BICHÃO É BRUTO…………..

  7. Roberto Oliveira Boeira.

    Que materia linda, meus parabens. Eu ja tive a oportunidade de trabalhar com um SCANIA 143_450. E um caminhao muito potente, robusto, impoe respeito. Realmente e um belo caminhao assim como todos da marca. Eu amo o caminhao scania,e o melhor caminhao que ja trabalhei e trabalho, hoje.

  8. Roberte gomides das Dores

    Meu pai trabalha com a scania 470 engatado na novi eixo e falou que e um dos melhores caminhões do mundo . E disse que a scania é capaz de fazer caminhões ainda melhores .

  9. VICTOR HUGO GUIDONI

    BOA TARDE AMIGOS FÃ D SCANIA, EU SOU UM FÃ DO V8, MAS O MEU PREFERIDO É O LK 140 141 ACHO UM CAMINHÃO MUITO BONITO.

    SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SÃO PAULO – BRAZIL

  10. rudnei

    amigos saudações, me chamo rudnei sou de itajai sc, estou postando esta, no forum para saber algumas coisas e até tirar algumas duvidas. Estou adquirindo um caminhão scania lk 140 ano 1976, é um bom caminhão? seara que vai me incomodar? eu acredito que não por ser um caminhão SCANIA a melhor marca de caminhões do mundo. qualquer noticia sera bem vinda antes que eu fech negocio. abraços. ATT: rudnei vieira

  11. giancarlo selmi

    Boa noite a todos, scania é scania, sem desmerecer os outros.
    Scania V8 são os melhores, mas talves nos motorista, aproveitamos do seu motor mais do que deviamos.
    Tive um 140, me deu trabalho nos cabecotes, mas após abrir o motor e equalizar ou alinhar virabrequim, nunca mais deu trabalho, pena que acho que sua faxa de torque é um pouco elevada em relacão ao 141.
    Tive um 142 que trocaria por qualquer coisa, pois só me deu dinheiro e prazer em dirigir, dentro de seu giro, agora sonho em ter um 143 para voltar para estrada, pois em 2002 vendi meu 142 para virar advocado após uma aposta imbecil de minha parte, sonho com meu caminhão, o seu dono atual traz de vez em quando para eu regular sem funcionamento, como valvulas e ponto, ai eu que aproveito dele.
    abraco,
    giancarlo

  12. Ricardo

    O V8 R580, é uma maravilha, mas eu gostaria de uma informação da fábrica, a caixa de câmbio é igual, ou maior doque as dos 380 e 420 cv? porque 580 cv, é muita força pra um câmbio, um abraço a todos !!!

  13. Blog Scania

    Olá, Ricardo!

    Sua teoria está correta. Apesar da caixa de mudanças do R 580 possuir a mesma denominação da caixa que equipa os modelos com potência inferior, as engrenagens da mesma são reforçadas durante a fabricação para suportar a alta potência.

    Fique sempre atento às novidades do Blog!
    Obrigado pela visita.
    Equipe Blog Scania

  14. jose ivanildo da paciencia

    A doreí os novos cavalos scania v8 2011 sao de muita força,gostaria de receber fotos ou catalogo da scania v8 R 730 6×4, pois em breve tenho muita FÉ em Deus que irei ter aminha propia carreta.cavalo scania v8 R730 6×4 carreta graneleira semi reboque guerra dessa forma eu estou realizado…AMÉM..

  15. Blog Scania

    Olá, José!

    O modelo R 730 ainda não está disponível no Brasil por conta da tecnologia do motor, que atender às normas de emissão do Euro 5. Aqui no Brasil, esta tecnologia entra em vigor no ano que vem.

    Por enquanto, o caminhão mais potente disponível no mercado brasileiro é o R 580, o King of the Road. Nós já falamos dele aqui no blog, confira o post: http://www.blog.scania.com.br/blog/?p=967#comments

    Obrigado pela visita!
    Equipe Blog Scania

  16. marcio jose

    Gostei muinto do t124 420 ano 2000 é um bom caminhão.

  17. jose ivanildo da paciencia

    A scania v8 6×4 730 é uma maquina,o sonho que faz acabeça do homem…..

  18. Anderson Justo

    aqui em santos esistem algumas peças raras dessas, quem quiser comprar é só descer a serra. pra quem conhece ,sabe a maqina que é ,um amigo tem uma perada no terreno e quer fazer negocio ,é uma 141 cavalinho de 3 eixos ,é uma pena ver ela parada no tempo… um abraço p/ todos os carreteiros..

  19. Marildo L. de Oliveira

    Trabalhei com SCANIA R 360 e com R 142 HW…que beleza,o ronco não é só um ronco,é na verdade um rugido sonóro e melodioso,em especial na reduzida,quando se aumenta a rotação daquele coração de 450 cavalos,Só quem ja conduziu um caminhão desses é que sabe a paixão que desperta no condutor,uma beleza rara…sou um incondicional fã dos modelos V8…e da gama toda dos modelos da SCANIA !!!!!!!!

  20. Valdir Paroline

    Oi pessoal gostaria que voceis da Scnia desem um treinamento na Trevo tranportes de Piracicaba SP pois estou fazendo um curso de qualificação no Sesc Senat da cidade e serei um futo gestor de equipamentos rodoviario na Trevo só que eu não tenho conhecimento em caminhões Scania e gostaria de adiquirir já que a Trevo só tem SCANIA falou um abraço a todos

  21. Blog Scania

    Olá, Marildo

    Obrigado pelo carinho e admiração!
    Fique sempre atento às novidades aqui do Blog da Scania.

    Agradecemos a sua visita.
    Equipe Blog Scania

  22. Everson Calvo

    Ja tive dois Scanias e tenho vontade de ter um V8 (420 ou 450) mas tem muito motorista que acusa ser beberrão, quebrador e seu motor de tão potente chega a não prestar inclusive após alguma quilometragem ¨baba¨ muito oleo etc… meus primos ja tiveram e elogiam, dizem que não se deve abusar dele (é questão de jeito com ele). Ja estive a ponto de comprar um… até fui ve-lo.. uma beleza super conservado mas diante de tanta controversia desisti com medo de entrar em fria… afinal… qual a verdadeira realidade sobre esta maquina? Pode-se comprar um sem medo? Ja dirigi um… meu… sem comentarios, pensa num bruto!!!!!

  23. Blog Scania

    Olá, Valdir!

    Peça ao pessoal da Trevo Transportes para entrar em contato com a concessionária da região, a Quinta Roda de Sumaré.
    Temos certeza que eles poderão ajudar.

    Agradecemos sua visita.
    Equipe Blog Scania

  24. luan

    eu sou fã de todos scania u nao posso ver uma scania que eu fico ali admirando e eu tbm tenho um sonho de ta no comando do caminhão

  25. Emerson Arosti

    EU tenho um v8 a 4 anos e’ um 143. 450 e’ muito bom mi proporsiona muita .potensia com pouco esforso. .dizen ki da vazamento o meu tem muito pouco …..da pega ate com fh 440 diveis enquando.. Meu sonho e um 580 no ls ….devi ser muito loco uma makina dakela;….. FERNANDOPOLIS >SP

  26. Blog Scania

    Emerson,
    Que bom que você está satisfeito com o seu V8. Que continue assim!
    Obrigado pela visita!
    Equipe Blog Scania

  27. NEIDE GARCIA

    SCANIA A MELHOR DO MUNDO,O MOTOR V8 500 E 580 NO MERCADO BRASILEIRO E O MELHOR CUSTO BENEFICIO,HORARIO DE VIAGENS,ECONOMIA DE COMBUSTIVEL,MECANICAMENTE O SISTEMA MAIS DURADOR AUTOMATICAMENTE,MENOS CUSTO DE MANUNTENÇAO…DESSA FORMA ESTAMOS CONTINUANDO UMA NEGOCIAÇAO ANTIGA PARA FINALMENTE FECHARMOS NEGOCIO,PARA COMPRA ESTE ANO DE 100 CAMINHOES E FEVEREIRO DE 2012 MAIS 100 CAMINHOES…POSSO DISER COM FRANQUEZA SCANIA V8 UMA SOLUÇAO E UM INVESTIMENTO PERFEITO…

  28. Blog Scania

    Olá, Neide

    Quantos elogios! Obrigado pelo depoimento.
    Ficamos felizes também com o novo negócio que a sua empresa acaba de fazer com a Scania.
    Agradecemos a sua visita; fique sempre atenta às novidades aqui do blog.
    Blog Scania

  29. Anderson Dantas

    Sou carreteiro e consultor técnico de caminhões e ônibus, fui praticamente criado dentro de caminhões, é minha paixão. No final da década de 70, meu tio trabalhava com um LK 141, seu motor V-8 o colocava na posição de destaque como o caminhão mais potente do Brasil, e ainda hoje a história se repete com o R 580, para mim é uma satisfação, sempre gostei de Scania, sei que a concorrência oferece veículos de ponta também (como a conterrânea sueca por exemplo), todavia, fico com o Scania, é uma questão de gosto e isso não se discute. Manutenção simples e alto valor de revenda, conforto para o motorista e alto torque em baixa rotação, disso, eu não abro mão.

  30. Blog Scania

    Olá, Anderson
    Vindo de um especialista em caminhões como você, ficamos orgulhosos com o elogio!
    Valeu pela visita; passe sempre por aqui.
    Equipe Blog Scania

  31. robson richard

    Ola´, sou dono de um modelo R 143 H,e como a poucas unidades desse maquinao ,sou muito grato por ter um ,ja tv varios modelos desde o L 75 ate o 143, mais esse e inigualavel, confortavel, economico e seguro, pena q nao derao seguimento mas parabens scania..

  32. Blog Scania

    Olá, Robson
    Parabéns pelo zelo com o seu R 143 H. Depois manda uma foto aqui pra gente, que publicamos aqui no blog (maira.zanutto@scania.com).
    E obrigado por tantos anos acreditando na Scania.
    Equipe Blog Scania

  33. Renato Ernesto Becker

    Os 8 canecos trabalhando formam um verdadeira orquestra sinfônica. Sensacional.
    Caminhão que atesta a qualidade da marca Scania.
    Não saio mais dos V8.
    Abraços.

  34. Blog Scania

    Renato!
    Adoramos a sua descrição: “Os 8 canecos que formam uma verdadeira orquestra sinfônica”.
    Depois confira os ringtones para celular disponíveis para download aqui no blog.
    Valeu pela visita.
    Equipe Blog Scania

  35. jose nery gonçalves

    que coisa linda este 730 parabens scania sou apaichonado pela marca parabens pelo lançamento

  36. Blog Scania

    Valeu pelo prestígio, José!
    Continue acompanhando as novidades aqui do blog. Até mais! :)
    Equipe Blog Scania

  37. Nivaldo Azzi

    Em 1979 Comprei Um Scania 68 L76 Maçarico Depois Tivi 110 111 111/S Agora Tenho um 142 HW 1990 Desde 2002 Motor Original Esta Bem Cansado os Bicos ijetor Sao Originais estou Satisfeito com ele So me da Prazer Gosto de Scania no Começo do Ano Vou fazer troca de kits enao Tenho ideia de Trocalo Gosto do Motor V/8

  38. Nivaldo Azzi

    em 1979 Comprei um Scania 1968 L76 Maçarico depis 110 111 111/S em 2002 142HW 1990 Motor Original Ate os Bicos injetores Sao originais Gostei do Motor V/8 no Ano que Vem Vou Trocar os Kits o Motor Esta Cansado Mas nao Esta Babando Olio

  39. Blog Scania

    Olá, Nivaldo!

    Pelo jeito, sua história com a Scania é bem antiga! :)
    E você tem uma “quedinha” pelo motor V8, não?

    Obrigado pelo prestígio. Até mais!
    Equipe Blog Scania

  40. jose ruy claro

    tenho um v8 ano 1978 impecavel, todo original caminhao de garagem serve para colecionador . super alinhado nunca foi reformado. especial.

  41. juanito da cruz

    eu trabalho com um 580 e um caminhao nota des

  42. Blog Scania

    Olá, Juanito

    Verdade que você é dirige um Rei da Estrada? Deve se sentir um verdadeiro rei dentro dele, não?
    E o que você puxa?

    Equipe Blog Scania

  43. José Ricardo Bida

    Gostaria de uma informação da fábrica, provavelmente eu vou comprar um caminhão zero em 2012, e quero pegar o Scania, mas ninguem sabe informar como sera o motor 13 litros, se vai mudar muito ou pouco em relação do atual.

  44. julianopalomo

    adoro a Scania

  45. mario lopes garcia

    somos em quatro carreteiros aqui em casa a gente tem 3 v8 e um 112 tenho um lk141 a 20anos do tenpo que comprei ate agora fis o motor 2vezes scania v8 e de dar agua na boca aqui a nosa paichao e scania quen fala mau do v8 e porque ou nunca dirigiu um ou e muito ruin de roda

  46. Blog Scania

    Olá, Mário
    Mas que história diferente, hein? Uma família de carreteiros, ainda por cima de V8! Você não quer contar melhor essa história pra gente, mandar uma foto dos caminhões, ganhar bonés da Scania e ter sua história publicada no “Minha história com a Scania?” (http://www.blog.scania.com.br/blog/?p=1582).
    Estamos esperando seu retorno no email marketing.br@scania.com, ok?
    Obrigado pelo prestígio!
    Equipe Blog Scania

  47. Blog Scania

    Valeu pelo prestígio, Juliano! ;)
    Equipe Blog Scania

  48. Blog Scania

    Olá, José Ricardo

    Os novos motores de 6 cilindros de 13 litros dão continuidade à sólida reputação estabelecida pelos seus antecessores de 11 e 12 litros. As quatro classificações de potência uniformemente distribuídas de 360, 400, 440 e 480 cavalos, asseguram excelente desempenho para todo tipo de aplicação. Em relação às mudanças, o diâmetro e o curso do pistão foram alterados, e a cilindrada foi aumentada. O bloco dos cilindros e outros componentes estruturais foram redesenhados para ser mais resistentes sem fazer uso de aços especiais.

    Graças ao aumento da capacidade volumétrica, houve um aumento de 5% na potência e o torque está 9% superior, valor que coloca os Novos Motores Scania como os de maior torque do mercado. Na prática, isso significa velocidades mais altas a rotações menores, o que resulta em menos consumo de combustível, que pode ser até 7% inferior. Ou seja, você pode ficar tranquilo ao comprar um caminhão Scania com motor de 13 litros. As mudanças foram assertivas para tornar o motor ainda melhor.

    Equipe Blog Scania

  49. Arthur De Oliveira Q.R.A. Cy4ok

    Eu Cresci numa Cabine de 113h 360cv TOPLINE 1996 até meus 5anos de idade , Até hoje quardo recordaçoes daquela maquina , Pra min o melhor caminhao ate hoje …

  50. marcus

    É pessoal, concordo com o colega Mário. Quem fala mal de V8 scania é mesmo porque não conhece muito não. Tivemos um LK140 77, caminhão já velho, e até hoje tenho saudade dele. Subia demais, sem esquentar e gastando menos que os 111 (outro fantástico) e 112. Sem contar o funcionamento, né?!!! Valeu.

  51. Reginaldo Macedo de Lima

    Eu gosto muito dos caminhoes scania ja trabalhei com 111, e atualmente trabalho com um lk140 sem duvidas acho que igual a esse seria muito dificil encontrar igual. so para resumir ate as tampas das valvulas sao cromadas. Dois canos diretos atras da cabine o ronco e musica para meus ouvidos lk 140 ano 78 mas com certeza pra mim ele ainda e o REI.

  52. leo alberto griebler

    a grande maioria so fala mal dos scania v8. mas iisso e conversa de peao em boteco.scania v8 e caminhao de patrao e larguem as outras marcas para os motoristas. 140 141 142 143 e agora temos o rei da estrada v8. os melhores caminhoes do mundo. parabens scania.

  53. marcio agatti

    muito lindo este v8 730 .e um sonho eu ja tive um scania 142hw caminhão muito bom e agora eu estou com um 143h 450 ano 1991 modelo 1992 todo original .agora eu quero um dia adiquirir um scania v8 480 ou 500

  54. haislan r martins

    trabalho em um r500 2011, e um otimo caminhao,teve um problema nos coletores ja foi feito a troca na garantia,isso pode ser um problema cronico,deste ja agradeco,apesar deste bo.,e muita pressao.

  55. rodrigo botiao

    parabens scania ,nao so pelos caminhoes v8 como tambem por toda linha ! tenho um 143h e agradeço a DEUS todos os dias pelo caminhao que tenho, nunca me abandonou (converso com ela todos os dias) sou apaixondo por ela !!!! v8 na veia!!!!!!!!!!!! 1 abraço obs: obrigado pela satisfaçao que a Scania me proporciona.

  56. Blog Scania

    Olá, Rodrigo

    Obrigado por compartilhar a sua história com a gente!
    Continue acompanhando as novidades e os “causos” aqui do Blog Scania.

    Equipe Blog Scania

  57. Blog Scania

    OLá, Haislan

    Que bom que está satisfeito com o seu R500. Em relação ao problema apresentado, foi um caso isolado, de acordo com os registros que temos aqui.
    Agrecemos a sua visita!

    Equipe Blog Scania

  58. Blog Scania

    Olá, Márcio

    Pelo jeito, o V8 faz parte da sua história! Ficamos felizes em saber.
    Que você consiga dar um “upgrade” no seu sonho logo, logo. :)

    Equipe Blog Scania

  59. fernandes jose de jesus

    fernandes . bom dia costaria de informaçao sobre o motor di 16 v8

  60. jose luis (buiu)

    tenho um 140, 77 e tambem estou muito feliz,adoro v8. v8 e sanfona so toca quem sabe. abraços a todos os tocadores de v8, isto e que e melodia;

  61. heladio iglesias

    tenho um 111s,um 141,um 142,nao vendo mem empresto,e roda p todo lugar q vc imaginar.

  62. Blog Scania

    Olá, Fernandes

    Acesse o link http://www.scania.com.br/Images/V8_289280.pdf e obtenha mais informações sobre as nova linha V8 da Scania com as maiores potências do Brasil: 560 e 620 cavalos.

    Esperamos ter ajudado!
    Equipe Blog Scania

  63. Blog Scania

    Olá, José, o Buiu

    Um abraço para você, tocador de V8!
    Equipe Blog Scania

  64. Blog Scania

    Olá, Heládio

    Sua frota é um verdadeiro exemplo da evolução da Scania através dos tempos! Ficamos felizes em saber que está satisfeito :)
    Abraços!
    Equipe Blog Scania

  65. paulo,cesa de lima

    oi eu atualmenti trabalho com um 113 mas sempre trabalhei com v8 o v8 nao e so uma lenda nao e uma melodia ou musica para nosos ouvidos ele para mim e um coraçao que bate muito forti nao tenho a palavra certa para descrever o que e um v8 paramim porque tenho muito respeito e adimiraçao por esta lenda viva nao tem nada igual tudo di bao te outro dia a voces nao tem ideia ondi eu ando e 500km de chao e atoleiro so de ida total mil eu moro em p bueno r,o quaque dia eu mando umas fotos do paraiso onde eu karrego so nao fiquem asustados

  66. Blog Scania

    Olá, Paulo

    Ficamos bem contentes com o seu relato e agradecemos a sua admiração!
    Mande sim fotos para a gente, estamos curiosos: marketing.br@scania.com

    Equipe Blog Scania

  67. paulo,cesa de lima

    Gostaria de saber se tem como eu postar fotos aqui??? E como?!

  68. Blog Scania

    Paulo Cesar, tudo bom?

    Tem sim como postar fotos. Já conhece nossa fan-page no Facebook?
    Acesse http://www.facebook.com/ScaniaBrasil.
    Lá, você posta fotos. Que tal?

    Equipe Blog Scania

  69. giovane tadeu patrocinio

    Bom dia , so queria parabenisar a scania por nos dar essas maquinas fantasticas , a qual eu tive o privilegio de operar um V 8 141 , fazendo o percurso de Santos para o interior paulista : e por final fui fazer as linhas do norte e nordeste , sinto muia saudades do ronco feros debaixo da cabina .
    As coisas mudan ja tive a oportunidade de ver a nova verçao mais moderna so nao tive o privilégio de operalo quem sabe um dia .
    Um forte abraço de um admirador inveterado desta maravilha que se chama SCANIA

  70. diego

    sou do sul de minas e nunca tinha pegado uma scania, mas agora tive a oportunidade de comprar um 124r 360 e ja acho incrivel imagine um V8 570 cv? e o que eu mais gosto no scania e o torque em baixa e o conforto. um abrasso a todo mundo e TUDO DE BAO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  71. Blog Scania

    Olá, Diego

    Boa sorte com seu Série 4!
    Equipe Blog Scania

  72. anderson alberto araujo dos santos

    cem comentario carreta tem que ser escania .
    este cavalinho hailinne é show de bola, e esta v8 2012 cem palavras .. aqui vai um abraço para todos que trabalha na escania e para todos motoristas de escania pois graças as deus eu sou um deste abrençoado que trabalha com escania…..

  73. Rubens Alexsandro Mathias

    Gostaria de saber da Scania, ou de algum proprietário, a média de combustível normal de um LK 141, engatado em uma carreta LS, operando com peso de balança, pois estou em negociação para a aquisição de uma unidade ano 1981, e outra dúvida que paira é se eu vou ter problemas com a idade desse caminhão nas estradas e nas transportadoras, pois é um velho sonho que está prestes a se realizar, se puderem responder agradeço.

  74. Blog Scania

    Olá, Rubens
    É difícil mensurar a média de consumo de um caminhão porque este índice depende de inúmeros fatores, tais como tipo de carga, implemento, técnica de condução do motorista, qualidade do diesel, rota, topografia, entre outros.
    Mas desejamos boa sorte com seu novo caminhão!
    Equipe Scania

  75. Rogerio janner

    Bom dia pessoal!!
    Sou um viciado em v8 tenho um 142hs caixa d 8 marchas na ls, é verdade seu ronco é uma sinfonia linda é uma maravilha ter um, economico(dpend o sapato do motora) potencia sem igual. Mais adiante qro comprar outro mais se for possivel qro um 143h. Parabens a scania por ter feito uma maravilha como o v8. Abraço a todos

  76. bill

    ola,me digam por favor a respeito da manutençao ,e peças dos 142 143,é facil, custo,encontrar peças? obrigado

  77. Rogerio Vendramin

    Ola turma da Scania sou de Curitiba, e já tive várias Scanias, 112, 113 e 124, mas minha grande paixão foi um LK 141 de 1980, o mais lindo do sul do Brasil.
    Abraços a todos os Scanieiros do Brasil

  78. paulo,cesa de lima

    boa tarde , por favor o que seria a moderação?
    obrigado aguardo….

  79. Blog Scania

    Olá, Bill
    As Casas Scania comercializam uma linha especial de peças para caminhões das Séries 2 e 3.
    Para localizar aquela que está mais próximo de você, acesse o link http://www.scania.com.br/rede-de-concessionarias/
    Até mais!
    Equipe Blog Scania

  80. paulo,cesa de lima

    oi bom dia no comentario que fiz anteriormenti eu nao quiz menospresar ninguem mas eu nao concordo em falar que scania nao e para andar em estrada de chao entao peço desculpa ce alguem se sentiu menospresado nao foi esta a intençao mas uma competçao la ceria bem legal ate porque muita gente iria adiquirir mais isperiencia em alguns pontos tem muito motoristas ou melhor grandes profiçionais que nunca tiverao a oportunidade de andar em estrada de chao e esperiencia nunca e dimais bom ate outro dia

  81. daniel francisco da silva

    ola um abraco p vcs… de um amante de todos os modelos fabricados no Brasil
    um scanieiro e sempre um scanieiro

  82. william

    JA TRABALHEI COM SCANIA V8 480, ELE E MUITO POTENTE E CONFORTAVEL .UM ABRAÇO A TODOS OS SCANEIROS DE TODO ESSE BRASIL.

  83. joão luis puppin

    ola achei otima tbm costo muito de scania mais ate que ano foi fabricado o 143 h

  84. Cristiano Freitas

    Boa tarde, gostaria de saber o que fazer para eliminar de uma vez por todas os vazamentos na tampa de valvula do scania 142 v8, vaza muito oleo e me traz altos prejuízos com esta perda que é grande….. Por favor aos mais experientes me ajudem…….. Já fiz várias juntas e nada dá certo……. abçs….

  85. Blog Scania

    Olá, Cristiano
    É difícil opiniar sem avaliar pessoalmente o caminhão. Você já consultou uma concessionária Scania?
    Equipe Blog Scania

  86. Blog Scania

    Olá, João
    O 143 H foi fabricado entre 1991 e 1995 :)
    Equipe Blog Scania

  87. Cristiano Freitas

    Boa noite, preciso comprar as maçanetas do LK, cujo códigos originais(187.727 – 187.728).Poderiam me ajudar me informando onde posso comprar????

    Desde já agradeço……

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